Baixas da Rússia podem favorecer brasileiro Isaquias Queiróz

O brasileiro vai competir em três provas nos Jogos do Rio

© Reprodução / Facebook

Esporte Canoagem 27/07/16 POR Estadao Conteudo

As punições à Rússia pelo escândalo de doping chegaram nesta terça-feira a cinco atletas da canoagem de velocidade do país que viriam aos Jogos Olímpicos do Rio. A Federação Internacional da modalidade (ICF) proibiu o grupo de participar das competições, em decisão que altera a lista dos candidatos à medalha e pode beneficiar o brasileiro Isaquias Queiroz.

PUB

Do grupo de banidos, dois foram medalhistas nos Jogos de Londres, em 2012, e outro era um dos concorrentes diretos de Isaquias na prova C1 200 metros. Andrey Kraitor é o atual bicampeão europeu da modalidade, além de ter sido vice-campeão mundial em 2011. O brasileiro vai competir em três provas nos Jogos do Rio. Fora a C1 200 metros, vai brigar por medalha também na C1 1.000 metros e C2 1.000 metros.

A lista de banimento russo tem como principal nome Alexander Dyachenko, ouro em Londres e campeão mundial em 2013 na prova K2 200 metros. Outro cotado à medalha no Rio era Alexey Korovashkov, bronze em Londres no C-2 1.000 metros, prova em que Isaquias irá competir no Rio. Os outros dois representantes do país que estão fora do Rio são as canoístas Elena Aniushina e Natalia Podolskaya, que somam duas medalhas em Mundiais.

"Estamos muito tristes que nosso esporte foi atingido. Agimos rápido e removemos todos os atletas envolvidos em evidências do uso de doping", disse em comunicado o secretário geral da ICF, Simon Toulson.

A entidade afirmou ter repassado para países como Alemanha, Áustria, Iraque e Suécia as vagas que tinham sido conquistadas pela Rússia. A ICF prometeu também continuar a investigar as irregularidades e explicou já ter aplicado punição para 11 dos 25 canoístas citados no relatório que apontou a participação do governo russo em fraudes nos exames de atletas.

MENOS CONCORRENTES - As baixas desta terça-feira na canoagem se somam à ausência de outros concorrentes de Isaquias na prova C1 200 metros. Em julho, a ICF comunicou a suspensão das equipes da Romênia e Bielorrússia também pelo uso de doping.

A punição deixará fora dos Jogos do Rio o atual campeão mundial do C1 200 metros, o bielo-russo Artsem Kozyr, que garantiu o título na prova em que Isaquias foi bronze em Milão, no ano passado. Com informações do Estadão Conteúdo. 

PARTILHE ESTA NOTÍCIA

RECOMENDADOS

mundo EUA Há 11 Horas

Faxineira pede demissão após 27 minutos de trabalho em hotel; entenda

fama Anthony Vella Há 9 Horas

YouTuber sofre grave acidente em queda de paraglider filmada; assista

fama Gusttavo Lima Há 9 Horas

Gusttavo Lima interrompe espetáculo após mulher ser agredida

economia DESENROLA-BRASIL Há 11 Horas

Saiba como se inscrever no Desenrola Brasil e negociar suas dívidas

mundo EUA Há 10 Horas

Desaparecida, filha do co-fundador do Slack é flagrada em van com homem

esporte São Paulo FC Há 11 Horas

Filho de Will Smith posta foto com camisa do São Paulo e web reage; veja

justica Paraíba Há 9 Horas

Menina de 6 anos tem pinos colocados em perna errada

lifestyle Saúde Há 10 Horas

Três carboidratos que ajudam a controlar os níveis de açúcar no sangue

justica Régis Bittencourt Há 10 Horas

Casal de empresários é achado morto dentro de carro em posto de gasolina

mundo Redes Sociais 28/04/24

Influenciadora viraliza ao reclamar de mau cheiro dos europeus: 'A galera não toma banho'