Raízes da decadência do Rio começou em 1960, analisa 'Economist'

A poucos dias da cerimônia de abertura, a autoconfiança da cidade parece estar abalada

© PixaBay

Economia Olimpíadas 29/07/16 POR Notícias Ao Minuto

A revista britância "Economist" publicou artigo nesta sexta-feira (29), afirmando que o Rio de Janeiro, sede dos Jogos Olímpicos este ano, está em decadência desde os anos 1960, e não somente agora, com visíveis problemas enfrentados pela cidade como sujeira da Baía de Guanabara, o vírus zika e os problemas com as instalações na Vila dos Atletas.

PUB

Segundo a publicação, quando o Rio ganhou a disputa para sediar a Olimpíada, há sete anos, a o município fazia jus ao título de "Cidade Maravilhosa", já que a violência vinha caindo há mais de uma década e a economia da cidade e do estado carioca viviam um boom, em decorrência à demanda por petróleo e pelas expectativas quanto ao pré-sal.

"Os Jogos exibiriam uma cidade próspera e autoconfiante, diziam seus organizadores", lembra o artigo. "Mas agora, a poucos dias da cerimônia de abertura, essa autoconfiança parece estar abalada. O sucesso dos jogos pode elevar o ânimo. Mas isso não será suficiente para fazer da cidade uma potência econômica."O cenário mudou nos dias de hoje. A matéria indica que as administrações estaduais foram incapazes de atrair investimentos e melhorar serviços e infraestrutura.

A reportagem ressalta os esforços do prefeito Eduardo Paes de melhorar os gastos em saúde e educação, embora acentue a dificuldade do Estado de manter o equilíbrio nas despesas e arrecadação, além de conter o aumento da violência.O Globo informa que, saindo do cenário local, o "Economist" lembra que as dificuldades locais foram agravadas pelas crises nacionais, listando o afastamento da presidente Dilma Rousseff, que sofre processo de impeachment e os problemas na Petrobras.

Para a revista, as raízes da decadência estão nos anos 1960, época que a capital federal foi transferida do Rio para Brasília. Foi a partir disto que o Rio de Janeiro viu a maioria das agências públicas se mudarem em massa para a nova sede, e perdeu a liderança industrial para São Paulo, vivenciando o setor financeiro ser engolido.

Para terminar, o artigo admite que os jogos conseguiram manter os empregos e aumentar a renda na cidade, enquanto o resto do país sofre com a recessão."O cenário espetacular faz as pessoas desejarem ir ao Rio, mas vai ser preciso mais que uma luta contra a violência, melhor gestão fiscal e melhora nos serviços públicos para fazer alguém querer ficar".

PARTILHE ESTA NOTÍCIA

RECOMENDADOS

mundo EUA Há 14 Horas

Após acidente, urso arrasta corpo de motorista para floresta nos EUA

fama Luana Piovani Há 15 Horas

'Meu filho ainda não foi para escola' diz Luana 'cutuca' Pedro Scooby

mundo Bioparc Há 12 Horas

Dor da perda: chimpanzé carrega o corpo da sua cria ao colo há meses

justica Rio Grande do Sul Há 14 Horas

Saques e violência ampliam drama no Rio Grande do Sul

mundo Polícia Há 6 Horas

'Menina lobo' que cresceu em bosque na Suíça é encontrada na Espanha

justica Santa Teresa Há 14 Horas

Turista israelense é encontrada morta no Rio de Janeiro

lifestyle Peso Há 13 Horas

Quatro hábitos que ajudam a acelerar o metabolismo e a emagrecer

mundo EUA Há 8 Horas

Mulher persegue ladrão e provoca acidente para reaver bolsa roubada

fama Hilary Duff Há 14 Horas

Hilary Duff dá à luz seu quarto bebê, em parto domiciliar na banheira

mundo Acidente Há 14 Horas

Caminhão colide de forma violenta contra ponte em rodovia dos EUA