Dois suspeitos de ameaças terroristas contra Macri são presos

A ministra da Segurança, Patricia Bullrich, disse que esta não era uma ameaça real e que os argentinos podem ficar tranquilos, mas que o caso não ficará impune

© REUTERS/Enrique Marcarian

Mundo ARGENTINA 30/07/16 POR Folhapress

A polícia da Argentina prendeu neste sábado (30) dois suspeitos de criar um perfil de um falso terrorista nas redes sociais para ameaçar colocar bombas na Casa Rosada e matar o presidente Mauricio Macri.

PUB

Criada na quinta (28), a conta HassanAbuJaaf tem ameaças escritas em árabe. Nela, os supostos terroristas dizem ter chegado a Buenos Aires "como enviados de Alá" para fazer atentados.

Além da sede do governo argentino, aparecem como alvos o metrô portenho e o shopping Abasto, que fica no bairro que concentra a maior parte da comunidade judaica da cidade.

Em uma das fotos, colocam uma imagem de bananas de dinamite preparadas e a frase: "Nos vemos logo, Mauricio Macri". A primeira mensagem foi publicada na noite de quinta e a última, na noite de sexta.

Os jovens de 21 anos foram presos durante a madrugada em uma casa no bairro portenho de Villa Ortúzar. Com eles, foram apreendidos computadores, telefones e outros aparelhos eletrônicos.

"A princípio são dois garotos entediados que queriam provocar algum tipo de caos. Temos que ver o que os motivou a ameaçar", disse o chefe da divisão de crimes cibernéticos da polícia, Carlos Rojas.

A ministra da Segurança, Patricia Bullrich, disse que esta não era uma ameaça real e que os argentinos podem ficar tranquilos, mas que o caso não ficará impune. "Qualquer ação intimidatória e ameaçadora não é brincadeira."

FALHAS

Apesar das ameaças, o perfil tinha detalhes que evidenciavam a farsa. As duas fotos usadas no perfil argentino são de forças rebeldes contrárias ao regime do ditador Bashar al-Assad e à milícia terrorista Estado Islâmico.

A mãe de um dos presos, Nora Donda, criticou a polícia pelas prisões e alega que os agentes destruíram a casa onde estava seu filho. No entanto, reconheceu que a brincadeira dos jovens foi além da conta.

"Essas mensagens foram um disparate, uma irresponsabilidade de dois idiotas que não tinham nada para fazer. Meu filho é um menino normal, que estuda, têm amigos e sai de noite", disse Donda. Com informações da Folhapress.

PARTILHE ESTA NOTÍCIA

RECOMENDADOS

fama Vídeo Há 19 Horas

Influenciadora digital agride mulher na rua em MG; veja vídeo

mundo Coreia do Norte Há 21 Horas

Coreia do Norte confirma míssil e promete reforçar "força nuclear"

brasil CHUVA-RS Há 17 Horas

Submersa há 15 dias, cidade mais afetada do RS reabre casas a conta gotas

fama Sean Diddy Combs Há 21 Horas

Imagens de videovigilância mostram rapper agredindo a ex-namorada

justica São Paulo Há 21 Horas

Professora e os dois filhos são mortos em SP; PM é suspeito

brasil Vídeo Há 20 Horas

Menino de 6 anos é salvo de apartamento em chamas no Rio Grande do Sul; veja vídeo

lifestyle Signos Há 22 Horas

Os cinco signos mais estranhos do zodíaco. Conhece alguém da lista?

mundo EUA Há 22 Horas

Motorista de 23 anos morre após ser atingida na cabeça por pedra nos EUA

brasil sul do brasil Há 21 Horas

Nova frente fria avança no Sul, e Inmet coloca parte do RS, Santa Catarina e Paraná em alerta

tech Apple Há 22 Horas

O iPhone 16 poderá ter melhor bateria do que o antecessor