Uma em cada 4 pessoas em Porto Rico pode ser infectada por zika

Dados mostram que o vírus se espalhou no final da primavera e início do verão, uma estação ideal para o mosquito de proliferar

© DR

Mundo saúde 30/07/16 POR Estadao Conteudo

A velocidade com que o vírus zika está se espalhando em Porto Rico acelerou bruscamente, de acordo com novos dados federais, o que complica os esforços de impedir que milhares de mulheres grávidas sejam contaminadas. De acordo com o Centro para Controle e Prevenção de Doenças dos EUA (CDC, na sigla em inglês), uma em cada quatro pessoas na ilha pode ser infectada com o vírus zika até o final deste ano.

PUB

Os dados mostram que o vírus se espalhou no final da primavera e início do verão, uma estação ideal para o mosquito de proliferar. "Aconteceu o que temíamos", disse Tom Frieden, diretor do CDC. "É muito importante que todos os que se preocupam com Porto Rico entendam o grave problema que a ilha está enfrentando".

"Precisamos começar a se preparar para cuidar de recém-nascidos com microcefalia", acrescentou.

Segundo o último relatório do CDC, o vírus zika se espalhou praticamente a todos os cantos da ilha, com casos notificados em 77 dos 78 municípios. Autoridades identificaram 5.582 casos de zika entre novembro de 2015, quando o vírus chegou à ilha, até 7 de julho. Isso inclui 672 mulheres grávidas. Mais de metade dos casos totais foram diagnosticados entre o final de maio e início de julho, de acordo com dados do Departamento de Saúde de Porto Rico.

Os dados têm preocupado as autoridades dos EUA. Na sexta-feira (29), o governador da Flórida, Rick Scott, afirmou que quatro pessoas na área de Miami provavelmente são as primeiras a terem sido infectadas com zika por mosquitos no território dos Estados Unidos. Scott afirmou que nenhum mosquito na Flórida teve teste positivo para zika, mas o Departamento de Saúde estadual disse acreditar que há "transmissão ativa do vírus da zika" em uma área ao norte do centro de Miami. Fonte: Associated Press

PARTILHE ESTA NOTÍCIA

RECOMENDADOS

fama Luto Há 21 Horas

Morre aos 95 anos o ator e comediante José Santa Cruz

tech ESA Há 19 Horas

Sonda da Agência Europeia detecta 'aranhas' em Marte

fama DEBORAH-EVELYN Há 17 Horas

Famosos cometem gafe ao elogiar Deborah Evelyn em foto com marido

mundo Titanic Há 21 Horas

Relógio de ouro do homem mais rico no Titanic vai ser leiloado

brasil Paraíba Há 17 Horas

Menina de 6 anos tem pinos colocados em perna errada

lifestyle Signos Há 18 Horas

Estes são os três signos que adoram ser independentes!

mundo Argentina Há 20 Horas

Bebê morre após ser abandonado pela mãe em stand de carros na Argentina

fama Iraque Há 13 Horas

Influencer iraquiana é morta a tiros em Bagdá

tech Ataque Há 18 Horas

Hackers vazam imagens de pacientes de cirurgia nus e prontuários de clínica de saúde sexual

mundo Equador Há 20 Horas

Queda de helicóptero militar no Equador causa morte dos oito tripulantes