Aumenta em 13% o número de internações de jovens por infarto

Pesquisa aponta que doença está atrelada ao excesso de peso e falta de exercício físico

© iStock

Lifestyle CORAÇÃO 03/08/16 POR Notícias Ao Minuto

O Infarto Agudo do Miocárdio atinge, de acordo com o Ministério da Saúde, 17 milhões de vítimas por ano. Porém, segundo o Departamento de Informática do Sistema Único de Saúde (Detasus), houve um aumento de 13% no número de internações de jovens por infarto no último ano.

PUB

As causas de infarto em jovens são diversas. Mas o consumo desenfreado de fast-foods, bebidas alcoólicas, fumo e o sedentarismo estão entre os fatores que mais influenciam para o desencadeamento da doença. No entanto, segundo o coordenador da Cardiologia e Cirurgia Cardiovascular e coordenador das Unidades de Terapia Intensiva do Hospital e Maternidade Sino Brasileiro, Dr. Elcio Pires Junior, fatores emocionais como a depressão e estresse podem levar o indivíduo a infartar quando esses sinais estão associados aos fatores de risco descritos acima. Condições especiais, como por exemplo, alterações da coagulação do sangue, insuficiência renal em hemodiálise e doenças autoimunes aumentam as chances de ocorrência do infarto.

De acordo com o especialista, é preciso estar atento aos sintomas que o organismo dá, mostrando que algo não está bem. Dores no peito, quando em repouso, que pode ir para o braço esquerdo, pescoço ou costas, além de vir associado com náuseas ou vômitos, são sintomas que antecedem o infarto. “É imprescindível recorrer ao atendimento médico o mais rápido possível, caso forem observados algum desses sintomas”, alerta o médico.

Com o visível crescimento de infarto em jovens, também é inevitável não relacionar o consumo de drogas entre as principais causas da enfermidade. “Cerca de 30% dos infartos em jovens estão relacionados ao uso de cocaína. Na primeira hora após o seu consumo, o risco de se ter um infarto é 24 vezes maior do que o risco de quem não utilizou. Imaginem o estrago se essa pessoa acumular dois ou três fatores de risco e ainda fazer uso de drogas ilícitas”, indaga.

Para finalizar, Élcio destaca a importância de manter hábitos que proporcionem uma vida saudável, como a prática de exercícios físicos, dieta balanceada à base de frutas, verduras, legumes e cereais, que ajudam a garantir um bom funcionamento do coração, evitando assim, a doença.

PARTILHE ESTA NOTÍCIA

RECOMENDADOS

brasil Rio Grande do Sul Há 19 Horas

Inmet emite alertas de grande perigo para RS e regiões Sudeste, Centro-Oeste e Sul

mundo Bioparc Há 1 Hora

Dor da perda: chimpanzé carrega o corpo da sua cria ao colo há meses

mundo Guerra 07/05/24

Ucrânia detém agentes russos que preparavam assassinato de Zelensky

fama Cláudia Raia Há 19 Horas

Cláudia Raia mostra imagens encantadoras do marido e do filho: "Amo"

fama Rio Grande do Sul Há 18 Horas

Irmão rebate críticas sobre rifa de violão de Marília Mendonça

mundo Miss Há 22 Horas

Adolescente americana com Down faz história ao ganhar concurso de miss

fama CHUVA-RS Há 21 Horas

Cintia Dicker se emociona com viagem de Pedro Scooby para Rio Grande do Sul

justica Rio Grande do Sul Há 2 Horas

Saques e violência ampliam drama no Rio Grande do Sul

mundo EUA Há 3 Horas

Após acidente, urso arrasta corpo de motorista para floresta nos EUA

justica Minas Gerais Há 21 Horas

Enteada denuncia padrasto em carta e homem é preso em Patos de Minas