Conheça sinais que indicam as causas da sua ansiedade

É possível encontrar os verdadeiros culpados pela ansiedade olhando para uma série de sinais que o corpo e a mente vão dando

© iStock

Lifestyle Comportamento 05/08/16 POR Notícias ao Minuto

A ansiedade está presente nos mais variados momentos do dia e pode ser consequência de um vasto leque de fatores. Encontrar a verdadeira causa nem sempre é fácil e este processo pode ser bem mais demorado do que o desejado, o que, por si só, faz aumentar ainda mais a ansiedade e o estresse.

PUB

Contudo, como revela a especialista Alena Gerst e outros entendidos em comportamento, em entrevista ao site Bustle, que é possível encontrar os verdadeiros culpados pela ansiedade olhando para uma série de sinais que o corpo e a mente vão dando em determinadas situações.

De acordo com a especialista, são estes os dez aspectos que devem ser avaliados na hora de procurar pela verdadeira causa da ansiedade.

1 – Perceber o que causa desconforto. “O emprego? O/a parceiro/a? A cidade onde vive? Pode ainda não ter percebido isso, mas o seu descontentamento pode estar impulsionando a ansiedade”, explica Gerst.

2 – Avaliar a atividade física. Não há nada melhor para travar a ansiedade do que a atividade física e, por isso, não fazer esporte ou praticar modalidades que não são prazerosas pode ser uma causa da ansiedade que a pessoa sente.

3 – Avaliar o tipo de alimentação. Existem alimentos que, pelas suas caraterísticas menos positivas, são verdadeiros impulsionadores de ansiedade.

4 – Ver o que faz antes de dormir. Uma noite mal dormida é um motivo óbvio para a ansiedade, contudo, torna-se importante perceber o que pode estar boicotando o sono, se o estresse do trabalho, se a alimentação, se as redes sociais, etc.

5 – Entender as companhias mais comuns. Algumas pessoas são tóxicas por natureza e a sua presença e comportamento são capazes de interferir com o bem-estar alheio. E sim, os amigos podem ser uma causa de ansiedade.

6 – Contar as vezes que bebe café. Esta bebida pode ser uma das culpadas pela ansiedade, ou, pelo menos, pela incapacidade de acalmar.

7 – Perceber o que é possível controlar. Muitas pessoas sentem-se estressadas e ansiosas por não conseguirem ter o controle de tudo o que as rodeia. Nestes casos, o melhor é mesmo perceber o que é possível controlar e aceitar que existem situações e momentos que dependem de terceiros.

8 – Olhar para o espelho. Ter padrões irrealistas e ideais de beleza pré-concebidos pode levar ao aumento da ansiedade.

9 – Ver a ansiedade como um hábito. Em alguns casos, a ansiedade já ‘não é defeito, é feitio’. E quando tal acontece, a pessoa deve ter consciência de que esse hábito está lhe tirando anos de vida.

10 – Reconhecer os impulsionadores de estresse. Diz a publicação que as pessoas devem ter noção das situações e momentos que podem causar ansiedade, sendo esta a forma mais eficaz de controlar as emoções e os sentimentos em situações semelhantes.

PARTILHE ESTA NOTÍCIA

RECOMENDADOS

fama Anya-Taylor Jo 16/05/24

O vestido de princesa de Anya-Taylor Joy que encantou Cannes

esporte Óbito Há 22 Horas

Narrador Silvio Luiz morre aos 89 anos em São Paulo

politica Meio Ambiente Há 3 Horas

Vereador do PL diz que 'peso das árvores' causou tragédia climática no RS

fama LUCIANA-GIMENEZ Há 19 Horas

Luciana Gimenez comemora formatura do filho, Lucas Jagger, na Universidade de Nova York

mundo Aviões 16/05/24

Funcionário de aeroporto cai de avião na Indonésia após remoção de escada

esporte Ranking Há 12 Horas

Com Neymar, Forbes divulga lista dos atletas mais bem pagos do mundo

brasil CHUVA-RS Há 23 Horas

Aumenta para 151 o número de mortos na tragédia no Rio Grande do Sul

economia Educação 16/05/24

Governo propõe aumento de 13% a 31% a professores até 2026

mundo Streaming Há 18 Horas

Mãe detona quem critica filho gay: "Pior era se fosse homofóbico"

esporte Antero Greco Há 23 Horas

Antero Greco, comentarista da ESPN e ex-editor do Estadão, morre aos 69 anos