Diplomata turco acusa UE de "humilhar" a Turquia

Cavusoglu sugeriu que a suspensão da necessidade de vistos para cidadãos do país em troca do respeito ao acordo mingratório entre o bloco europeu e o país

© DR

Mundo diplomacia 15/08/16 POR Notícias Ao Minuto

Em entrevista a um jornal alemão, o chefe da diplomacia turca, Mevlüt Cavusoglu, acusou a União Europeia de "humilhar" a Turquia e sugeriu que a suspensão da necessidade de vistos para cidadãos do país em troca do respeito ao acordo mingratório entre o bloco europeu e a Turquia.

PUB

"O povo turco está traumatizado" depois da tentativa de golpe de 15 de julho, e os europeus "nos humilham em vez de ajudar a Turquia", disse Cavusoglu ao jornal Bild desta segunda-feira (15). Ele também falou sobre o possível congelamento das negociações de adesão à União Europeia e as discussões sobre a isenção de vistos para os cidadãos turcos.

Para o ministro das Relações Exteriores turco, Ancara trabalhou "como poucos países para atingir as condições de adesão à UE", mas em troca só recebeu "ameaças, insultos e um bloqueio total" por parte dos 28 estados-membros.

"Eu me questiono: qual foi o crime que nós cometemos? Porque esta hostilidade?", continuou Cavusoglu, que na última quarta-feira (10) já tinha acusado a União Europeia de ter fomentado o sentimento anti-europeu na Turquia, "favorecendo" ou mesmo "encorajando" os autores da tentativa de golpe.

Mevlüt Cavusoglu exigiu novamente a supressão dos vistos para os cidadãos turcos em contrapartida do acordo migratório UE-Turquia. Desde março deste ano, o acordo tenta barrar as travessias de imigrantes e de refugiados das costas turcas para as ilhas gregas.

Nesse acordo, a Turquia comprometeu-se a aceitar de volta os imigrantes que chegassem do seu território às ilhas gregas de forma ilegal e, em troca, a UE prometia uma ajuda de até 6 bilhões de euros.

Por cada imigrante sírio enviado de volta à Turquia, outro refugiado sírio poderia abandonar o país legalmente e entrar diretamente na UE.

O pacto incluía também a supressão de vistos, mas este último ponto, que deveria entrar em vigor em junho, continua pendente porque Bruxelas considera que Ancara ainda não com cumpriu todos os requisitos e deve reformar a sua lei antiterrorista para cumprir com os padrões europeus.

No ano passado, centenas de milhares de migrantes atravessaram o mar Egeu em condições dramáticas e perigosas para chegar à Grécia.

PARTILHE ESTA NOTÍCIA

RECOMENDADOS

tech Portugal Há 10 Horas

Clarão ilumina o céu de Portugal e intriga internautas

justica CHUVA-RS Há 10 Horas

Homens são presos suspeitos de desvio de marmitas e tráfico de drogas em Porto Alegre

justica São José dos Campos Há 8 Horas

Homem é espancado até a morte em terminal rodoviário; testemunhas não interferem

fama Fake News Há 5 Horas

Instagram sinaliza como 'fake news' postagem de Regina Duarte sobre o RS

mundo Inglaterra Há 11 Horas

Parasita detetado na água provoca infeção a 46 pessoas na Inglaterra

brasil ACIDENTE-SP Há 10 Horas

Motorista tenta atropelar ladrão com Lamborghini após ser roubado e bate o carro em SP

fama UTI Há 11 Horas

Tony Ramos deixa UTI e apresenta melhora progressiva

tech Celular Há 8 Horas

Celular não deve carregar a noite toda? Veja três mitos sobre baterias

fama São Paulo Há 6 Horas

Roque, diretor de auditório do SBT, é internado em SP

lifestyle Signos Há 8 Horas

Estes signos se apaixonam rapidamente! É o seu caso?