Projeto libera imóvel de 180 m² na Água Branca

A gestão Fernando Haddad (PT) quer votar entre terça-feira e quarta-feira, 09, o projeto de revisão da Operação Urbana Água Branca, que pode render R$ 3 bilhões aos cofres municipais com a venda de títulos imobiliários. A arrecadação está atrelada à autorização de unidades com metragem média de 180 m² e duas vagas de garagem, posicionadas em até dois subsolos.

© Reuters

Brasil Estrutura 07/10/13 POR Agencia Estado

As novas regras reduzem o adensamento populacional e liberam para o mercado a criação de um bairro de classe média alta no eixo que vai da Lapa à Barra Funda, na zona oeste.

PUB

Enviada à Câmara Municipal há menos de uma semana, a proposta ainda prevê prédios mais altos, de até 80 metros ou 27 andares, além de garagens de 30 m². As mudanças em relação ao que vinha sendo discutido desde o segundo semestre de 2012 surpreenderam até integrantes da base aliada, como o vereador Nabil Bonduki (PT), que promete apresentar uma emenda para "derrubar" parte do texto.

"Isso vai contra o espírito da Operação Urbana Água Branca, que é adensar a região com mais moradores, em unidades menores", disse o petista, que é relator do Plano Diretor. Outros parlamentares prometem tentar barrar o projeto. "Houve uma mudança radical em relação ao que foi discutido com a comunidade e o Legislativo em dez audiências públicas", disse Andrea Matarazzo (PSD), presidente da Comissão de Política Urbana da Câmara.

A principal crítica de situação e da oposição está na produção de apartamentos voltados para a classe média alta em região abastecida pelos chamados eixos de transporte - formados por linhas de metrô, trem e corredores de ônibus. Essa liberação vai contra a proposta do novo Plano Diretor apresentado pela Prefeitura, que visa a adensar esses ramais com unidades pequenas e sem garagem.

O secretário de Relações Governamentais, João Antonio (PT), afirmou que a gestão Haddad aceita negociar as regras relacionadas ao tamanho dos apartamentos que serão erguidos na região. "O governo quer aumentar o adensamento. Não vamos nos opor nessa questão", assegurou. O mesmo deve ocorrer com o gabarito dos prédios. "É possível reduzirmos para 70 metros, o que daria 23 andares, em média", informou o secretário.

PARTILHE ESTA NOTÍCIA

RECOMENDADOS

justica CHUVA-RS Há 23 Horas

Homens são presos suspeitos de desvio de marmitas e tráfico de drogas em Porto Alegre

fama Fake News Há 1 Hora

Instagram sinaliza como 'fake news' postagem de Regina Duarte sobre o RS

justica São José dos Campos Há 21 Horas

Homem é espancado até a morte em terminal rodoviário; testemunhas não interferem

tech Celular Há 21 Horas

Celular não deve carregar a noite toda? Veja três mitos sobre baterias

fama São Paulo Há 19 Horas

Roque, diretor de auditório do SBT, é internado em SP

brasil ACIDENTE-SP Há 23 Horas

Motorista tenta atropelar ladrão com Lamborghini após ser roubado e bate o carro em SP

mundo SAÚDE-DIABETES Há 20 Horas

Mulher usa remédio de diabetes para emagrecer e é socorrida por criança

mundo Irã Há 19 Horas

Helicóptero que transportava presidente do Irã faz “pouso forçado"

lifestyle Astrologia Há 19 Horas

Signos que são compatíveis com todos os tipos de pessoas

lifestyle Signos Há 21 Horas

Estes signos se apaixonam rapidamente! É o seu caso?