Impasse no Mercosul provoca divergência entre senadores

Brasil, Argentina e Paraguai opuseram-se à transmissão do cargo a Maduro, criando um impasse que segue sem solução

© Agência Senado

Política PAÍSES 16/08/16 POR Notícias Ao Minuto

Um requerimento de voto de aplauso ao governo brasileiro pela decisão de não reconhecer a presidência da Venezuela no Mercosul causou polêmica na sessão plenária desta terça-feira (16). Após questionamento da senadora Gleisi Hoffmann (PT-PR), a votação do requerimento, apresentado pelo senador José Aníbal (PSDB-SP), foi adiada, por não constar da pauta.

PUB

A Agência Senado destaca que a presidência do Mercosul é exercida de modo rotativo por seus cinco membros em mandatos de seis meses: Argentina, Brasil, Paraguai, Uruguai e Venezuela. No fim de julho, encerrou-se o mandato do presidente do Uruguai, Tabaré Vazquez, que passaria o cargo ao presidente da Venuela, Nicolás Maduro.

Brasil, Argentina e Paraguai, no entanto, opuseram-se à transmissão do cargo a Maduro, criando um impasse que segue sem solução. A alegação dos três países é de que a Venezuela vive um momento de turbulência e registra violações das regras democráticas.

Ao ler a fundamentação de seu requerimento, José Aníbal afirmou que a decisão do governo brasileiro está de acordo com os instrumentos jurídicos do Mercosul. O senador citou, também, relatórios que apontariam violações da Venezuela de princípios democráticos e direitos humanos.

Ronaldo Caiado (DEM-GO) lembrou que em junho do ano passado uma comitiva de senadores esteve na Venezuela para visitar presos políticos do governo Maduro. Argumentou, ainda, que a Venezuela, ao contrário dos demais membros do Mercosul, é convidada no bloco, o que justificaria exigências diferentes àquele país.

Atrito com Uruguai

O senador Roberto Requião (PMDB-PR), por sua vez, criticou a postura do governo interino de Temer e citou notícia de que o ministro das Relações Exteriores, José Serra, teria tentado “comprar o voto” do Uruguai contra a presidência da Venezuela. Ele mencionou declaração do chanceler uruguaio, Rodolfo Nin, reproduzida pelo jornal El País, indicando que Serra teria dito que, se o Uruguai não transmitisse o cargo à Venezuela, poderia obter benefícios em negociações comerciais.

— José Serra conseguiu um atrito [com o Uruguai] tentando negociar um voto, o que é uma vergonha absoluta para a história da chancelaria brasileira. Quero em meu nome, como presidente da Delegação Brasileira no Parlasul [Parlamento do Mercosul] pedir desculpas ao Uruguai — disse Requião.

Humberto Costa (PT-PE) comparou a postura do governo interino ao processo de impeachment contra Dilma Rousseff.

— Essa ideia de ficar descobrindo pretexto jurídico para assumir posições políticas, desrespeitando regras do Brasil, regras internas, como a Constituição, e agora as regras do Mercosul, parece que está virando uma praxe — criticou.

Mudança na política externa

Aécio Neves (PSDB-MG) defendeu Serra, a quem elogiou por estar mudando a condução da política externa brasileira, retirando a “orientação bolivariana” adotada pelo governo anterior.

— Rechaço de forma absolutamente clara as acusações indevidas [a Serra] e reafirmo não só a nossa confiança, mas o nosso aplauso à forma altiva e independente com que o ministro José Serra vem conduzindo a política externa brasileira, fazendo jus inclusive à nossa tradição histórica, tradição violentada ao longo dos últimos anos por uma condução absolutamente equivocada.

Relatando ter entrado em contato com Serra, durante a sessão, Tasso Jereissati (PSDB-CE) disse que o chanceler desmentiu enfaticamente a notícia publicada pelo jornal uruguaio. A exemplo de Aécio, ele elogiou Serra por fazer o Brasil reassumir seu papel de liderança no Mercosul e na América Latina, em vez de continuar “a reboque dos bolivarianos”.

Diplomacia

A senadora Kátia Abreu (PMDB-TO) observou que, apesar das críticas do governo interino de Temer à política externa de Dilma Rousseff, vários diplomatas foram mantidos em cargos importantes, o que demonstraria o bom trabalho da equipe anterior. Ela instou o chanceler José Serra a buscar soluções na diplomacia, pelo bem do país e dos demais membros do bloco regional.

Já Fátima Bezerra (PT-RN) mencionou o afastamento de Dilma, chamou Serra de "chanceler biônico" e o acusou de promover a "internacionalização do golpe' contra as regras democráticas. Lindbergh Farias (PT-RJ) classificou de grave o atrito com o Uruguai, fato que iria contra as tradições da diplomacia brasileira. Ele acusou Serra de "ideologizar" as relações internacionais e desrespeitar o princípio da autodeterminação dos povos.

O senador Magno Malta (PR-ES), por fim, aplaudiu a atitude do governo brasileiro contra Maduro, relembrou atritos anteriores com os países vizinhos e disse que Lula e Dilma cederam aos interesses da Venezuela e da Bolívia.

PARTILHE ESTA NOTÍCIA

RECOMENDADOS

fama A Grande Conquista 2 Há 13 Horas

Ex-Polegar pega faca durante discussão e é expulso de reality

politica Arthur Lira Há 14 Horas

Felipe Neto é autuado por injúria em inquérito aberto a pedido de Arthur Lira

mundo Posição de Lótus Há 15 Horas

O misterioso caso da múmia escondida em estátua de Buda

fama GISELE-BÜNDCHEN Há 15 Horas

Gisele Bündchen recebe apoio de prefeito após chorar durante abordagem policial nos EUA

lifestyle Signos Há 16 Horas

Quatro signos que nasceram para serem famosos

brasil Santa Catarina Há 15 Horas

Homem morre após ser atacado por quatro pitbulls em quintal de casa em SC

fama Iraque Há 13 Horas

Influencer iraquiana é morta a tiros em Bagdá

fama SAMARA-FELIPPO Há 10 Horas

Filha de Samara Felippo é alvo de racismo em escola, diz site

brasil MORTE-SP Há 9 Horas

Morte de jovem após deixar sauna gay causa pânico; relembre histórico

economia REINHART-KOSELLECK Há 13 Horas

Quem é o historiador lido por Haddad após bronca de Lula