Nove em cada dez passageiros aprovam aeroportos da Rio-2016

Brasileiros e estrangeiros aprovaram serviços nos aeroportos. Pontualidade emplaca a marca de 94,8% dos voos

© Reuters

Brasil Aviação 24/08/16 POR Notícias Ao Minuto

O índice de pontualidade nos aeroportos brasileiros usados durante as Olimpíadas atingiu a marca de 94,8%, o melhor índice já registrado no País, segundo o Ministério dos Transportes.

PUB

O resultado se refere ao período de 1 a 22 de agosto, quando houve maior fluxo de torcedores, atletas e membros de delegações. Pesquisa da Pasta aponta que nove em cada dez passageiros mostraram-se satisfeitos com os serviços nos aeroportos. Os dados foram divulgados nesta terça-feira (23).

Nos nove principais aeroportos monitorados, o índice médio de atrasos foi de 5,2%, uma queda de 59% em relação à performance dos terminais durante a Copa do Mundo de 2014 (8,8%). Em 22 dias, foram transportados cerca de 7,91 milhões passageiros, o equivalente à população da Suíça.

Juntos, os aeroportos do Galeão e Santos Dumont, no Rio, e Guarulhos, em São Paulo – responsável por cerca de 40% das conexões internacionais com destino aos Jogos no Rio – movimentaram aproximadamente 3,98 milhões de viajantes. Os nove aeroportos monitorados são da cidade-sede mais aqueles das cidades onde houve partidas de futebol: Galeão, Santos Dumont, Guarulhos, Congonhas, Viracopos, Brasília, Belo Horizonte, Salvador e Manaus.

Pesquisa de opinião

Uma pesquisa realizada diariamente pela Secretaria de Aviação nas áreas restritas dos aeroportos pesquisados revela que a qualidade da oferta de serviços, atendimento, gestão e organização dos terminais foi aprovada por nove em dez passageiros entrevistados. Em uma escala de 1 a 5, a média de satisfação chega a 4,24, segundo informa o Portal Brasil. 

Somente nesta segunda-feira (22), dia seguinte ao encerramento do evento, cerca de 90 mil pessoas passaram pelo aeroporto internacional do Galeão, no Rio. O aeroporto de Guarulhos, com média 4,55 em uma escala de 1 a 5, ocupa o topo do ranking de satisfação do passageiro, no período considerado.

Desempenho em números

Considerando os nove principais aeroportos monitorados pelo Ministério no período, o tempo médio de fila no check-in doméstico no guichê foi 10 minutos, enquanto no check-in internacional a fila durava cerca de 5 minutos. A inspeção de segurança (doméstica e internacional) estava livre de filas, o que fez com que o passageiro fosse liberado em, em média, 1 minuto.

A bagagem doméstica foi restituída em 23 minutos e a internacional em 48 minutos (tempo decorrido entre o calço da aeronave e a chegada da última bagagem na esteira). Já os procedimentos de imigração e emigração demoraram em torno de 10 e 2 minutos, respectivamente.

O número total de partidas programadas nos nove aeroportos foi de 33.627 – Santos Dumont e Galeão, 7.386; Guarulhos, 7.858. Foram registrados 72 voos VIPs e realizado atendimento a 123 chefes de Estado, além de chefes de governo e autoridades internacionais.

PARTILHE ESTA NOTÍCIA

RECOMENDADOS

justica Santos Há 5 Horas

Homem é flagrado abusando sexualmente de moradora em situação de rua

politica CHUVA-RS Há 1 Hora

Mortes pelas chuvas chegam a 75 e governador fala em 'Plano Marshall'

mundo Miami Há 9 Horas

Saco com é cobras encontrado nas calças de passageiro em aeroporto

fama MADONNA-RIO Há 9 Horas

Madonna fez da praia de Copacabana a maior pista de dança do mundo

fama Bruce Willis Há 9 Horas

Após diagnóstico de demência, como está Bruce Willis?

tech Espaço Há 20 Horas

Missão europeia revela imagens mais detalhadas da superfície do Sol

fama PAULO-GUSTAVO Há 5 Horas

Thales Bretas relembra morte de Paulo Gustavo: 'Horas boas, horas bem amargas'

fama Rio de Janeiro Há 10 Horas

Madonna encerra show histórico em Copacabana com homenagem a Michael Jackson

brasil Brasil Há 22 Horas

Pastor assume que beijou filha na boca: "Que mulherão! Ai, se eu te pego"

politica STF Há 5 Horas

Moraes estabelece prazo para diligências sobre Monark