Como detectar (e resolver) a deficiência de nutrientes

Uma ingestão deficiente de vitaminas e minerais pode ser muito prejudicial à saúde

© DR

Lifestyle SAÚDE 25/08/16 POR Notícias Ao Minuto

A saúde depende muito daquilo que as pessoas comem, da forma como comem e das escolhas feitas diariamente. As dietas restritivas – no qual se excluem um ou mais alimentos/grupos alimentares da dieta – podem ser um verdadeiro atentado à saúde e bem-estar, uma vez que podem provocar casos sérios de carência de nutrientes.

PUB

A deficiência de nutrientes – quer seja os ditos ‘macro’ (proteína, carboidratos, gordura) ou os ‘micro’ (como as vitaminas, os sais e os minerais) – pode dar origem a um grande leque de complicações e doenças, enfraquecendo o sistema imunológico e deixando o organismo à mercê de diversas doenças.

Como explica o site Bustle, a melhor maneira de detectar uma possível carência de nutrientes é através da avaliação da própria dieta, estando a alimentação vegetariana entre as que mais facilmente podem causar esta preocupação, uma vez que a exclusão da proteína de origem animal pode levar à ausência de alguns nutrientes essenciais. A carência de vitamina B12 é a mais comum, embora possa ainda acontecer uma deficiência de cálcio.

Quem não come peixe com regularidade pode também ser mais propenso a ter uma carência de nutrientes, em especial de ácidos gordos ômega 3. As dietas pouco equilibradas, restritivas ou sem controle podem ser igualmente penosas.

Ouvir o corpo e prestar a atenção aos sinais que emite é outra forma de perceber quando é necessário reforçar a ingestão de determinado nutriente. E a anemia é apenas um exemplo. 

Então, como se resolve uma deficiência de nutrientes?

Depois de olhar com atenção para a alimentação que se faz todos os dias e de analisar possíveis sinais que o corpo dá, é importante mudar hábitos alimentares e adotar um estilo de vida mais equilibrado.

Escolher proteínas de origem vegetal que sejam completas com relação aos aminoácidos, como a quinoa, é o primeiro passo a dar pelas pessoas que não ingerem produtos de origem animal. Vale ressaltar que é muito importarte prestar uma especial atenção aos níveis de ferro.

Já quem segue uma dieta mais convencional, deve fazer o possível para incluir mais vezes peixe na alimentação e para evitar as refeições rápidas, processadas e mal planejadas.

Estar ao ar livre alguns minutos por dia é uma forma de evitar uma possível carência de vitamina D, uma vitamina que, quando em déficit, pode causar sérios problemas de saúde, tal como a exclusão de carboidratos e gordura. Estes dois macronutrientes são fundamentais para a saúde e bem-estar, sendo o primeiro responsável pela energia e o segundo pelo bom funcionamento do organismo e dos órgãos.

PARTILHE ESTA NOTÍCIA

RECOMENDADOS

Lifestyle Casa 13/05/24

Cuidado! Nunca aqueça estas coisas no micro-ondas

Lifestyle Saúde 13/05/24

Veja quais alimentos pode ajudar e muito a melhorar o seu humor

Lifestyle Dicas domésticas 13/05/24

Sete dicas para melhorar a qualidade do ar em casa

Lifestyle Alimentação 13/05/24

Conheça os benefícios da beterraba para a sua saúde

Lifestyle Metabolismo 13/05/24

Acelere o metabolismo com a ajuda destes nove carboidratos

Lifestyle Signos 13/05/24

Estes signos se apaixonam rapidamente! É o seu caso?

Lifestyle Curiosidades 13/05/24

Coisas cotidianas que pareciam impossíveis há 50 anos

Lifestyle Receitas 13/05/24

Veja como preparar um delicioso Linguine com Camarão

Lifestyle Personalidade 13/05/24

Qual a sua personalidade, de acordo com a posição que você dorme