Temer decide gravar pronunciamento antes de viagem à China

A expectativa do Palácio do Planalto é que o processo de impeachment seja finalizado na madrugada da próxima terça-feira (30)

© Beto Barata/PR

Política Planalto 25/08/16 POR Folhapress

O presidente interino, Michel Temer, decidiu gravar pronunciamento à nação antes de embarcar à China para participar de encontro do G-20, nos dias 04 e 05 de setembro.

PUB

A ideia é que, caso Dilma Rousseff seja afastada definitivamente pelo Senado Federal, ele faça a gravação após cerimônia de posse no Congresso Nacional e viaje na mesma noite para o país asiático.

A expectativa do Palácio do Planalto é que o processo de impeachment seja finalizado na madrugada da próxima terça-feira (30) e que o presidente interino tome posse no mesmo dia. Pelo cronograma fechado pelo Senado Federal, contudo, o desfecho deve se estender para a madrugada de quarta-feira (31).

A tendência é que o pronunciamento à nação seja exibido em cadeia nacional de rádio e televisão no mesmo dia da gravação, por volta das 20h30.

Com a definição, o peemedebista já estuda o formato do discurso. Ele pretende defender a necessidade de uma unidade nacional para superar as crises política e econômica e reforçar sua agenda econômica focada no ajuste fiscal e retomada dos investimentos.

Segundo a reportagem apurou, ele irá também pregar a pacificação do país e a necessidade de uma "reinstitucionalização", além de pedir que a sociedade brasileira se dedique a superar o atual quadro econômico.

Ele deve antecipar medidas econômicas que adotará, como o lançamento de um pacote de concessões em infraestrutura.

IMPEACHMENT

No primeiro dia da fase final do processo de impeachment, o presidente interino evitou assistir à sessão parlamentar. Em seu gabinete, ele se dedicou a receber assessores e auxiliares e a fazer despachos internos.

O esforço foi para demonstrar que o processo não interrompeu a atividade governamental. Nesse sentido, ele determinou o anúncio, por exemplo, da criação de linha de crédito para financiar a compra de ativos de empresas que estejam em recuperação judicial.

Para o período em que estiver no exterior, o presidente interino já combinou com o presidente da Câmara dos Deputados, Rodrigo Maia (DEM-RJ), que ele despachará no Palácio do Planalto, já que assumirá o país como interino.

Com o objetivo de auxiliá-lo, o ministro Geddel Vieira Lima (Governo) e os secretários especiais Márcio de Freitas e Moreira Franco ficarão no Brasil. Com informações da Folhapress.

PARTILHE ESTA NOTÍCIA

RECOMENDADOS

fama Vídeo Há 22 Horas

Influenciadora digital agride mulher na rua em MG; veja vídeo

brasil CHUVA-RS Há 20 Horas

Submersa há 15 dias, cidade mais afetada do RS reabre casas a conta gotas

brasil Vídeo Há 23 Horas

Menino de 6 anos é salvo de apartamento em chamas no Rio Grande do Sul; veja vídeo

brasil sul do brasil Há 23 Horas

Nova frente fria avança no Sul, e Inmet coloca parte do RS, Santa Catarina e Paraná em alerta

brasil Vírus Há 22 Horas

Cientistas confirmam circulação de vírus mayaro em humanos em Roraima; entenda riscos

mundo Espanha Há 18 Horas

"Usava fones": Mulher morre atropelada por trem na Espanha

fama TONY-RAMOS Há 20 Horas

Tony Ramos está muito bem, afirma Denise Fraga sobre recuperação após cirurgia

mundo VOLODIMIR-ZELENSKI Há 19 Horas

Nova frente de ataque da Rússia pode ser apenas primeira onda, diz Zelenski

esporte Futebol Há 22 Horas

Emocionado, Cássio se despede no Corinthians: 'Serei eternamente grato por tudo'

esporte Bastidores Há 17 Horas

Flamengo multa Gabigol e tira a 10 do atacante após foto com camisa do Corinthians