Governo não está contra 'Aquarius', afirma secretário do Audiovisual

O ministro da Cultura, Marcelo Calero, que até quinta (25) não iria comparecer a Gramado, mudou de planos e estará na exibição

© Victor Jucá / Divulgação

Brasil Oscar 26/08/16 POR Folhapress

"Não entendo toda essa polêmica. Fiz o procedimento normal", diz Alfredo Bertini, secretário do Audiovisual, sobre a controvérsia em torno da comissão que vai escolher qual filme nacional representará o país no Oscar.

PUB

Chancelado por Bertini e ligado ao Ministério da Cultura, o comitê é alvo de críticas no meio cinematográfico porque inclui, entre seus nove membros, o crítico Marcos Petrucelli.

Petrucelli já usou suas redes sociais para desqualificar o diretor Kleber Mendonça Filho, de "Aquarius", filme que é um dos favoritos à vaga.A nomeação de Petrucelli levou profissionais do cinema a considerar que o governo interino estaria retaliando o filme de Mendonça Filho, que protestou no Festival de Cannes contra o impeachment de Dilma Rousseff.

Três diretores desistiram de inscrever seus filmes no certame: Aly Muritiba ("Para Minha Amada Morta"), Anna Muylaert ("Mãe Só Há Uma") e Gabriel Mascaro ("Boi Neon"). Dois dos integrantes da comissão pediram para sair: Guilherme Fiúza Zenha e Ingra Liberato.

"O processo de escolha teve transparência absoluta", diz Bertini à reportagem. Ele estará presente na abertura do Festival de Gramado, que começa nesta sexta (26) com a exibição de "Aquarius".

"Escolhemos dois nomes indicados pelas entidades do setor [a Academia Brasileira de Cinema], dois foram indicação do governo, e cinco foram escolhidos pela Secretaria, como ocorre todos os anos."

"Nunca liguei para nenhum membro da comissão para dizer qual a orientação do governo", continua Bertini. "É inverídico achar que o governo tem posicionamento contrário ao filme."

Ao anunciar sua saída, Ingra Liberato disse que se sente pressionada pelo setor. "Está sendo um peso de tirar o sono", escreveu em seu perfil, no Facebook."Não é opinião do setor, é opinião de parte do setor", afirma Bertini. "Esse tipo de coisa põe pressão sobre todo um júri. E o respeito a quem está inscrito?"

O secretário confirmou que Bruno Barreto irá substituir Zenha, conforme adiantado pelo jornal "O Globo", e disse que já tem um nome em mente para substituir Ingra, mas que ainda "precisa confirmar com a pessoa".

O ministro da Cultura, Marcelo Calero, que até quinta (25) não iria comparecer a Gramado, mudou de planos e estará na exibição de "Aquarius". "Isso mostra que o governo não tem nada contra 'Aquarius'", diz Bertini. Com informações da Folhapress.

PARTILHE ESTA NOTÍCIA

RECOMENDADOS

fama Vídeo Há 9 Horas

Influenciadora digital agride mulher na rua em MG; veja vídeo

mundo Coreia do Norte Há 11 Horas

Coreia do Norte confirma míssil e promete reforçar "força nuclear"

fama Sean Diddy Combs Há 11 Horas

Imagens de videovigilância mostram rapper agredindo a ex-namorada

justica São Paulo Há 11 Horas

Professora e os dois filhos são mortos em SP; PM é suspeito

brasil Vídeo Há 9 Horas

Menino de 6 anos é salvo de apartamento em chamas no Rio Grande do Sul; veja vídeo

brasil CHUVA-RS Há 6 Horas

Submersa há 15 dias, cidade mais afetada do RS reabre casas a conta gotas

justica Pridão Há 9 Horas

Casal de influencers é preso por suspeita de movimentar R$ 20 milhões ilegalmente em jogo

lifestyle Signos Há 11 Horas

Os cinco signos mais estranhos do zodíaco. Conhece alguém da lista?

mundo EUA Há 11 Horas

Motorista de 23 anos morre após ser atingida na cabeça por pedra nos EUA

brasil sul do brasil Há 10 Horas

Nova frente fria avança no Sul, e Inmet coloca parte do RS, Santa Catarina e Paraná em alerta