Exibição de "Aquarius" começa com gritos de "fora, Temer"

Mesmo com vaias do público, o ministro da Cultura, Marcelo Calero, e o secretário do Audiovisual, Alfredo Bertini, permaneceram na plateia.

© Divulgação / Festival de Cinema de Gramado

Brasil FESTIVAL 27/08/16 POR Folhapress

A cerimônia de abertura do Festival de Gramado começou ao som de vaias e gritos de "fora, golpista"e "fora, temer". As vaias vinham do público do cinema, que aguardava a estreia de "Aquarius", que abriu a mostra.

PUB

O longa de Kleber Mendonça Filho abriu o festival de cinema da serra gaúcha na noite desta sexta (26). Na plateia, o ministro da Cultura, Marcelo Calero, e o secretário do Audiovisual, Alfredo Bertini, permaneceram.

Também estava no público o crítico paulista Marcos Petrucelli, alvo de uma polêmica. Ele é membro da comissão criada pela secretaria que vai escolher o filme brasileiro que representará o país no Oscar, e já usou suas redes sociais para desqualificar Mendonça Filho, cujo longa é um dos favoritos à vaga.

Petrucelli afirma que sua contrariedade a Mendonça Filho é estritamente política e não afeta seu trabalho na comissão que escolherá o representante brasileiro.A comissão brasileira do Oscar negou partidarização na escolha da indicação do crítico. Alfredo Bertini, secretário do Audiovisual, disse que a polêmica é infundada e que a escolha de Petrucelli seguiu procedimento normal. "O processo de escolha teve transparência absoluta", afirmou.

Além de "fora, Temer", "Calero golpista" e "manda nudes" também foram outros dos gritos que ecoaram assim que as luzes se apagaram para começar a cerimônia em Gramado.

Quando a equipe do filme entrou na sala, ao som de palmas, o público se levantou e aplaudiu de pé. Petrucelli ficou sentado e só levantou quando entrou Sonia Braga, protagonista do filme e homenageada da edição.

Antes da sessão, Sonia foi ovacionada e ouviu homenagens, gravadas em vídeo, de colegas seus: o diretor Cacá Diegues, a atriz Renata Sorrah e o cantor Caetano Veloso. O troféu de homenagem, o Oscarito, foi entregue pelo diretor Bruno Barreto, que a dirigiu em "Dona Flor e seus Dois Maridos" (1976).

Assim que a equipe de "Aquarius" subiu ao palco para apresentar o filme, Petrucelli abandonou a terceira fileira, onde estava. Calero e Bertini permaneceram."É um filme sobre ter uma opinião e defendê-la, dentro de uma democracia", disse Kleber. "O filme vem carregado de muita energia, inclusive política."Petrucelli só voltou quando a equipe do filme deixou o palco para o filme começar. Aí então os gritos de "fora, Temer" recomeçaram. Com informações de Folhapress.

PARTILHE ESTA NOTÍCIA

RECOMENDADOS

fama A Grande Conquista 2 Há 13 Horas

Ex-Polegar pega faca durante discussão e é expulso de reality

politica Arthur Lira Há 14 Horas

Felipe Neto é autuado por injúria em inquérito aberto a pedido de Arthur Lira

mundo Posição de Lótus Há 15 Horas

O misterioso caso da múmia escondida em estátua de Buda

fama GISELE-BÜNDCHEN Há 15 Horas

Gisele Bündchen recebe apoio de prefeito após chorar durante abordagem policial nos EUA

lifestyle Signos Há 16 Horas

Quatro signos que nasceram para serem famosos

brasil Santa Catarina Há 15 Horas

Homem morre após ser atacado por quatro pitbulls em quintal de casa em SC

fama Iraque Há 13 Horas

Influencer iraquiana é morta a tiros em Bagdá

fama SAMARA-FELIPPO Há 10 Horas

Filha de Samara Felippo é alvo de racismo em escola, diz site

brasil MORTE-SP Há 9 Horas

Morte de jovem após deixar sauna gay causa pânico; relembre histórico

economia REINHART-KOSELLECK Há 13 Horas

Quem é o historiador lido por Haddad após bronca de Lula