Morte de Juma, a onça abatida pelo Exército, vira caso de Justiça

Episódio foi talvez o mais lamentável da passagem da tocha olímpica pelo país

© Ivo Lima/ME

Esporte onça 27/08/16 POR Notícias Ao Minuto

Juma, o filhote de onça abatido por soldados do Exército em Manaus, após ter se soltado das correntes que a prendiam, durante a cerimônia da passagem da Tocha Olímpica por Manaus, em junho, virou caso de Justiça. O Ministério Público Federal (MPF) do Amazonas entrou com ação civil pública na Justiça para que o Exército seja obrigado a pagar uma indenização de até R$ 10 milhões por danos morais.

PUB

A ideia era expor Juma no evento por duas razões: para divulgar a riqueza ambiental do Amazonas e também pelo fato de que o animal é um dos símbolos do Comando de Instrução de Guerra na Selva (CIGS), unidade de elite do Exército que ajuda na vigilância das fronteiras na região. 

A onça se soltou das correntes quando era levada pelos tratadores à viatura de transporte. Apesar do disparo de dardos tranquilizantes — dos quatro apenas um atingiu o animal —, a onça avançou em direção dos militares. que não tiveram alternativa e dispararam dois tiros de pistola na cabeça. O incidente comoveu todo o Brasil e foi replicado pelas redes sociais no mundo.

Relatório do Instituto de Proteção Ambiental do Amazonas (Ipaam) revela que Juma foi utilizada no evento sem autorização para transporte e apresentação na cerimônia. Na ação, o Ministério Público Federal também observa que o Exército não tinha licença expedida pelo órgão ambiental para manter animais silvestres em cativeiro no Comando Militar da Amazônia. Por último, o MPF solicita à Justiça a proibição de exibição de animais silvestres em eventos públicos.

O presidente da Organização Não-Governamental (ONG) Arca Brasil, Marcos Sian, lembra que todo o triste desfecho dessa história tem um quê de ironia, isso porque Juma chegou à unidade do Exército pelo fato de sua mãe ter sido abatida vítima de caçadores. Ele lembra que a unidade presta um serviço inclusive a pesquisadores que estão atuando na preservação dessa espécie. 

"Por algum motivo não foi feito um trabalho de devolução do animal ao seu habitat. Por ironia do destino, o mascote foi usado para ilustrar o orgulho deles (militares) na passagem da Tocha Olímpica." 

Para Sian, o que está em discussão é o desejo de exibir animais silvestres como uma forma de dizer: ‘Eu detenho essa natureza.’ 

"O que fica é uma grande lição ao brasileiro: que o poder público possa cuidar devidamente de sua grande riqueza que é a fauna silvestre, a mais rica biodiversidade do planeta e que está sob muitos aspectos carente e precisando de ajuda. O animal silvestre é tutelado pelo Estado e você não pode tê-lo como um pet. Aí a gente fala de hábitos, cultura."

O presidente da ONG lembra que é muito comum o brasileiro criticar a Espanha pela tourada, não comer carne de cavalo e não ver algumas incoerências próprias. O que um estrangeiro pensaria, segundo ele, do grau de desenvolvimento de nossa sociedade ao ver passarinhos presos em gaiolas?

"Estamos falando de uma mudança de mentalidade que o brasileiro esta tendo, de que o lugar dessa fauna é lá no habitat, que deve ser preservado." Com informações da Sputnik Brasil

PARTILHE ESTA NOTÍCIA

RECOMENDADOS

fama Equador Há 21 Horas

Imagens fortes! Vídeo mostra assassinato de Miss Landy Párraga

mundo Kristi Noem Há 20 Horas

Governadora cotada para ser vice de Trump matou a tiros o próprio cão

justica Raul Pelegrin Há 20 Horas

Homem que cortou corda de trabalhador foi espancado antes de morrer

mundo Aviões Há 13 Horas

Piloto alcoolizado leva Japan Airlines a cancelar voo nos EUA

brasil São Paulo Há 13 Horas

Adolescente tem membros amputados após descarga elétrica de 8 mil volts

brasil Brasil Há 19 Horas

Ponte é arrastada pela correnteza enquanto prefeita grava vídeo; veja

fama Demi Moore Há 19 Horas

Filhas de Demi Moore e Bruce Willis combinam biquínis nas férias; veja

esporte Liga dos Campeões Há 19 Horas

Brilho de Vini Jr: Dois gols e uma reverência contra o Bayern de Munique

esporte Ayrton Senna Há 19 Horas

Trinta anos sem Ayrton Senna; relembre momentos marcantes

brasil CHUVA-RS Há 11 Horas

Temporais no RS deixam 10 mortos e 21 desaparecidos