Cientistas criam spray nasal contra a Hepatite B

“os resultados obtidos em ratinhos demonstraram que a formulação desenvolvida é eficaz pela via intranasal”, dizem os pesquisadores

© DR

Lifestyle VACINA 29/08/16 POR Notícias Ao Minuto

Pesquisadores do Centro de Neurociências e Biologia Celular (CNC) e da Faculdade de Farmácia da Universidade de Coimbra (UC) desenvolveram uma vacina para a hepatite B em forma de spray nasal.

PUB

A vacina genética concebida será muito vantajosa em países em vias de desenvolvimento, onde escasseiam profissionais de saúde, responsáveis pela administração das vacinas injetáveis.

A via nasal permite diminuir os elevados custos humanos e financeiros destes países, associados às complicações decorrentes da administração de injetáveis, como as infecções provocadas pela reutilização de seringas.

Olga Borges, coordenadora do projeto publicado na revista científica Molecular Pharmaceutics, explica que “foram criados ‘sistemas de transporte’ (nanopartículas poliméricas) capazes de levar as moléculas terapêuticas desde a mucosa nasal até ao interior das células”.

E “os resultados obtidos em ratinhos demonstraram que a formulação desenvolvida é eficaz pela via intranasal”.

Como a Universidade de Coimbra explica, o trabalho desenvolveu uma nova composição para a vacina baseada em ‘plasmídeos’, teoricamente mais resistentes às variações de temperatura que os ‘antigênios’ (estimuladores do sistema imunológico) das vacinas comercializadas atualmente.

Os plasmídeos são pequenas moléculas circulares que transmitem informação genética (DNA) para o interior das células, ativando mecanismos de defesa do organismo que combatem o vírus da hepatite B. Os ‘combatentes’ chamam-se ‘anticorpos’ e surgem no sangue, mucosa nasal e vaginal.

“As nanopartículas desenvolvidas também poderão ser usadas na composição de vacinas que previnem doenças sexualmente transmissíveis, porque induzem a produção de anticorpos pelo nosso organismo ao nível da mucosa vaginal de forma mais eficaz que as vacinas injetáveis”, esclarece a também docente da Faculdade de Farmácia da UC. 

PARTILHE ESTA NOTÍCIA

RECOMENDADOS

mundo EUA Há 15 Horas

Faxineira pede demissão após 27 minutos de trabalho em hotel; entenda

fama Anthony Vella Há 14 Horas

YouTuber sofre grave acidente em queda de paraglider filmada; assista

justica Violência Há 6 Horas

Homem é assassinado com 23 tiros durante raio-x em hospital na Bahia

fama Gusttavo Lima Há 14 Horas

Gusttavo Lima interrompe espetáculo após mulher ser agredida

economia DESENROLA-BRASIL Há 16 Horas

Saiba como se inscrever no Desenrola Brasil e negociar suas dívidas

mundo EUA Há 15 Horas

Desaparecida, filha do co-fundador do Slack é flagrada em van com homem

esporte São Paulo FC Há 15 Horas

Filho de Will Smith posta foto com camisa do São Paulo e web reage; veja

esporte Óbito Há 7 Horas

Jogador morre após bater a cabeça em muro que cercava o campo na Argentina

justica Paraíba Há 13 Horas

Menina de 6 anos tem pinos colocados em perna errada

mundo EUA Há 12 Horas

Imagens mostram destruição causada por tornado em Oklahoma