Na Paralimpíada, Boulevard terá shows, teatro e exposição

Espaço na região portuária da cidade terá agenda volumosa de atrações em setembro

© Getty Images / Chris McGrath

Esporte PROGRAMAÇÃO 31/08/16 POR Notícias Ao Minuto

Três apresentações de uma escola de samba formada por pessoas com deficiência, duas performances de um grupo de teatro britânico e uma mostra com cadeiras de rodas decoradas são algumas das atrações do Boulevard Olímpico do Porto Maravilha em setembro. O Rio2016.com destaca que a programação do local promete manter o espaço como grande ponto de encontro entre cariocas e turistas durante os Jogos Paralímpicos.

PUB

"Pretinho da Serrinha é um dos convidados que irão tocar com o pessoal da escola de samba Embaixadores da Alegria", afirmou o secretário municipal de turismo Antônio Pedro de Melo.

Além da batucada, a festa ao ar livre no espaço entre os armazéns do porto e a Praça XV, na região portuária da cidade, vai receber o espetáculo The Garden, da companhia de teatro Graeae. A peça é inspirada na obra do poeta William Blake e vai abordar o mito do Jardim do Éden com a ajuda de atores com deficiência. Já a exposição Wheelchairs Parade reunirá dez cadeiras de rodas customizadas por personalidades e artistas plásticos ao longo do Boulevard.

Um dos principais destaques do local em agosto, a programação musical durante os Jogos Paralímpicos também promete. No palco Encontros, localizado na Praça Mauá, estão previstas apresentações de Jonas Sá, Julia Vargas, Maíra Freitas e outros nomes da nova geração. Atrações como o passeio de balão, o bungee jump e a Casa Brasil também funcionarão em setembro. Além do espaço no Centro, outro Boulevard Olímpico vai funcionar em Campo Grande, no ginásio Miécimo da Silva. Lá, vão tocar Belo, Projota e Valesca - entre outros. Ao todo, serão mais de 1.200 eventos culturais em toda a cidade.

Mobilidade

A Prefeitura também divulgou informações sobre o funcionamento do transporte público durante os Jogos Paralímpicos. Dois serviços especiais de BRT vão operar neste período. Um deles ligará a estação Jardim Oceânico ao Terminal Olímpico, na Barra. O outro conectará a estação Vicente de Carvalho ao Terminal Paralímpico, no Recreio dos Bandeirantes, com paradas em Madureira e na Taquara. Ambos estarão abertos de 5h a 1h. "O embarque poderá ser feito com qualquer Riocard e não apenas com o Riocard Olímpico, como em agosto", destacou o secretário municipal de governo Rafael Picciani. 

Já a Linha 4 recebe pessoal credenciado a partir do dia 4 e, do dia 7 em diante, espectadores com ingressos para competições do dia. O ramal de metrô que liga a Zona Sul à Barra ficará aberto de 5h a 0h durante a semana e de 7h às 23h aos sábados e domingos. "O horário de funcionamento de metrô, trens e barcas será extendido nos dias das cerimônias de abertura e encerramento", disse o secretário estadual de transportes, Rodrigo Vieira.

No trânsito, saem de cena as faixas Olímpicas e passam a valer as faixas Paralímpicas. Elas serão estabelecidas nas proximidades do Parque Olímpico da Barra, nas avenidas Salvador Allende e Abelardo Bueno. A Linha Amarela não terá pistas exclusivas para a Família Olímpica, mas ficará com todos os acessos fechados durante os jogos. 

Leia também: Amy Purdi: conheça a musa gringa das Paralimpíadas do Rio

PARTILHE ESTA NOTÍCIA

RECOMENDADOS

fama A Grande Conquista 2 Há 17 Horas

Ex-Polegar pega faca durante discussão e é expulso de reality

politica Arthur Lira Há 18 Horas

Felipe Neto é autuado por injúria em inquérito aberto a pedido de Arthur Lira

mundo Posição de Lótus Há 19 Horas

O misterioso caso da múmia escondida em estátua de Buda

lifestyle Signos Há 20 Horas

Quatro signos que nasceram para serem famosos

fama GISELE-BÜNDCHEN Há 19 Horas

Gisele Bündchen recebe apoio de prefeito após chorar durante abordagem policial nos EUA

brasil Santa Catarina Há 19 Horas

Homem morre após ser atacado por quatro pitbulls em quintal de casa em SC

fama SAMARA-FELIPPO Há 14 Horas

Filha de Samara Felippo é alvo de racismo em escola, diz site

fama Iraque Há 17 Horas

Influencer iraquiana é morta a tiros em Bagdá

brasil MORTE-SP Há 13 Horas

Morte de jovem após deixar sauna gay causa pânico; relembre histórico

economia REINHART-KOSELLECK Há 17 Horas

Quem é o historiador lido por Haddad após bronca de Lula