Saiba quais sinais atestam o vício de uma pessoa em cafeína

A quantidade de café que se bebe por dia depende muito da genética. Mas quando uma pessoa está viciada em cafeína?

© DR

Lifestyle Rotina 03/09/16 POR Notícias ao Minuto

Um café ao acordar, outro no  meio da manhã, mais um depois do almoço e, ainda, outro na pausa da tarde. Às vezes, mais um depois do jantar. A sua rotina diária é assim?

PUB

Se é daquelas pessoas que ‘precisa’ de cinco cafés por dia para se sentir bem, saiba que a culpa pode ser da genética, como indica um estudo divulgado recentemente. Contudo, a culpa pode ser também de uma dependência, condição que muitas vezes acaba sendo desvalorizada.

Segundo a professora de neurologia da Johns Hopkins Medicine Rachel Salas, algumas pessoas são viciadas em café mas nem sequer têm noção da quantidade de cafeína que ingerem diariamente, uma vez que a substância está num vasto leque de alimentos consumidos diariamente e que vão muito além do tradicional café e dos refrigerantes. Embora o café seja benéfico para a saúde, é importante consumir com moderação.

À revista Self, a especialista diz que a probabilidade de uma pessoa estar consumindo mais cafeína do que o devido é grande, mas que a situação torna-se grave quando não se consegue abdicar do café, acabando por beber mais do que dois ou três por dia.

Quando se é viciado em cafeína, o corpo dá vários sinais que indicam uma possível ‘ressaca’ e que pedem o consumo imediato de café ou outra bebida com alto teor de cafeína, como os energéticos e alguns refrigerantes.

Sentir dores de cabeça ao acordar e até beber a primeira xícara de café do dia é um dos sinais mais claros revelados pela neurologista, que destaca o poder desta substância na dilatação dos vasos sanguíneos – o que, na ausência de cafeína, faz com que fiquem mais estreitos e o sangue tenha uma menor dificuldade em passar, causando dores de cabeça.

O mau-humor matinal não se deve apenas às horas a que o despertador toca nem tão pouco à má qualidade do sono. A falta do primeiro café na manhã é a verdadeira causa para a má disposição de algumas pessoas ao acordar, uma vez que a cafeína é estimulante e as pessoas viciadas acabam por ficar dependentes deste seu poder.

A falta de concentração ao longo do dia está também associada a uma dependência de cafeína, assim como a vontade desenfreada de consumir mais e mais até alcançar um estado pleno de energia e produtividade – o que nem sempre acontece.

Conta ainda a especialista à Self que um outro sinal de dependência de cafeína é a tendência para tremer quando não se bebe café, contudo, os tremores podem também ocorrer quando se consome cafeína a mais, uma vez que o metabolismo fica mais acelerado, assim como os batimentos cardíacos.

Por fim, está o fato de uma pessoa simplesmente não ser capaz de abdicar do seu café. Este é também um sinal claro de dependência e um dos que indica uma maior necessidade de consumir vários cafés por dia.

PARTILHE ESTA NOTÍCIA

RECOMENDADOS

fama Vídeo Há 15 Horas

Influenciadora digital agride mulher na rua em MG; veja vídeo

mundo Coreia do Norte Há 18 Horas

Coreia do Norte confirma míssil e promete reforçar "força nuclear"

fama Sean Diddy Combs Há 17 Horas

Imagens de videovigilância mostram rapper agredindo a ex-namorada

brasil CHUVA-RS Há 13 Horas

Submersa há 15 dias, cidade mais afetada do RS reabre casas a conta gotas

justica São Paulo Há 17 Horas

Professora e os dois filhos são mortos em SP; PM é suspeito

brasil Vídeo Há 16 Horas

Menino de 6 anos é salvo de apartamento em chamas no Rio Grande do Sul; veja vídeo

lifestyle Signos Há 18 Horas

Os cinco signos mais estranhos do zodíaco. Conhece alguém da lista?

mundo EUA Há 18 Horas

Motorista de 23 anos morre após ser atingida na cabeça por pedra nos EUA

brasil sul do brasil Há 17 Horas

Nova frente fria avança no Sul, e Inmet coloca parte do RS, Santa Catarina e Paraná em alerta

tech Apple Há 18 Horas

O iPhone 16 poderá ter melhor bateria do que o antecessor