Tanure tenta acordo com portugueses na Oi

O Société Mondiale (ligado a Nelson Tanure, dono de 6,32%) aposta num entendimento com os portugueses, informou fonte próxima ao fundo.

© Reuters

Economia Aquisição 03/09/16 POR Estadao Conteudo

Após protagonizar nos últimos meses uma disputa pelo poder na Oi com a Pharol (antiga Portugal Telecom, maior acionista individual da tele com 22% de participação), o Société Mondiale (ligado a Nelson Tanure, dono de 6,32%) aposta num entendimento com os portugueses, informou fonte próxima ao fundo.

PUB

O acordo deixaria o Société com assentos no conselho de administração, influência na direção executiva da tele, assim como no plano de recuperação judicial, que será apresentado na segunda-feira.

Em contrapartida, Tanure não levaria aos acionistas um plano de recuperação judicial alternativo ao da empresa. Além disso, deixaria de defender a destituição dos membros do conselho ligados à Pharol, e medidas de responsabilização contra a companhia portuguesa por danos na fusão com a Oi.

Os dois temas seriam votados em assembleias de acionistas, convocadas por Tanure. Ontem, o juiz responsável pelo processo de recuperação judicial da tele, Fernando Viana, decidiu suspender as assembleias e determinou uma mediação entre o fundo e os portugueses.

"Uma das premissas do entendimento é que tanto a Oi quanto a Pharol foram prejudicadas pelos mesmos dirigentes, que já não estão nas empresas", disse a fonte.

Reunião

O conselho de administração da tele irá se reunir na manhã de segunda-feira para bater o martelo sobre o plano, que será apresentado à Justiça à tarde. A fonte não detalhou se o plano já trará pontos defendidos por Tanure ou se poderá ser apresentada alguma atualização posteriormente.

O acerto alinhavado entre as partes contempla a nomeação de indicados por Tanure ao conselho e a saída de parte dos membros associados aos portugueses. Ao menos dois nomes propostos pelo empresário já estariam certos: o ex-ministro das Comunicações Helio Costa e o ex-vice-presidente do BNDES Demian Fiocca. O atual presidente do conselho José Mauro Mettrau será mantido, disse outra fonte também próxima ao fundo.

Procurado, o fundo não quis fazer comentários. A Pharol informou que não tem acerto fechado com o Société Mondiale e respeitará a decisão de tentar o acordo na mediação.

Sem conversa

O principal grupo de bondholders (detentores de títulos) da Oi vê com "frustração e preocupação" a ausência de negociações durante a elaboração do plano, diz fonte ligada aos credores assessorados pela Moelis & Company.

A apreensão ocorre diante da expectativa de que a proposta irá privilegiar os acionistas, com a Pharol agindo para minimizar a diluição. A fonte também relata tensão no conselho de administração. "Há muitas discussões justamente pelo entendimento de parte dos conselheiros de que a Pharol querer privilegiar os acionistas."

Outra fonte informou que a intenção da Oi é iniciar as negociações após apresentar o plano. Daí então é esperada uma grande disputa entre credores e os atuais acionistas. A fonte confirmou que o documento virá com a visão do atual conselho.

Os bondholders criticam a possibilidade dos portugueses agirem no conselho em causa própria, não visando ao melhor para a tele. A resistência à diluição pela Pharol teria sido um dos motivos que levaram a empresa à recuperação judicial.

Os bondholders também criticam a disputa por poder na Oi entre Tanure e a Pharol. A visão é de que os únicos privilegiados até o momento são justamente os dois personagens. Tanure teria se beneficiado pela disparada no preço das ações recentemente, enquanto os portugueses estariam utilizando a briga como argumento para justificar um plano mais benéfico para os acionistas.

As informações são do jornal O Estado de S. Paulo.

PARTILHE ESTA NOTÍCIA

RECOMENDADOS

fama A Grande Conquista 2 Há 12 Horas

Ex-Polegar pega faca durante discussão e é expulso de reality

politica Arthur Lira Há 13 Horas

Felipe Neto é autuado por injúria em inquérito aberto a pedido de Arthur Lira

mundo Posição de Lótus Há 14 Horas

O misterioso caso da múmia escondida em estátua de Buda

fama GISELE-BÜNDCHEN Há 14 Horas

Gisele Bündchen recebe apoio de prefeito após chorar durante abordagem policial nos EUA

lifestyle Signos Há 15 Horas

Quatro signos que nasceram para serem famosos

brasil Santa Catarina Há 14 Horas

Homem morre após ser atacado por quatro pitbulls em quintal de casa em SC

fama Iraque Há 12 Horas

Influencer iraquiana é morta a tiros em Bagdá

fama SAMARA-FELIPPO Há 9 Horas

Filha de Samara Felippo é alvo de racismo em escola, diz site

economia REINHART-KOSELLECK Há 12 Horas

Quem é o historiador lido por Haddad após bronca de Lula

brasil MORTE-SP Há 8 Horas

Morte de jovem após deixar sauna gay causa pânico; relembre histórico