Saiba o que pode interferir no funcionamento do intestino

O bom trânsito intestinal pode ficar comprometido com a ingestão de medicamentos para alergias. Mas existem mais causas...

© iStock

Lifestyle Corpo 03/09/16 POR Notícias ao Minuto

A prisão de ventre não escolhe idade, gênero ou "momento adequado". Esta dificuldade acrescida em defecar (ou a produção de fezes mais duras) acontece a qualquer pessoa e pelos mais variados motivos.

PUB

A prisão de ventre pode acontecer de forma pontual – como resultado da má alimentação, por exemplo – como pode ser também um problema crônico, o que afeta muito negativamente a qualidade de vida da pessoa. Ela surge, muitas vezes, aliada a dores abdominais, inchaço e a uma má disposição constante.

Mas, o que é que causa a prisão de ventre? Muitos fatores. Um deles é o consumo deficiente de fibra, nutriente que estimula o bom funcionamento intestinal, deixando-o regulado e proporcionando às fezes a cor e a textura adequadas.

Viajar pode também interferir com o trânsito intestinal, especialmente quando se trata de uma viagem de longo curso. À revista Self, a gastroenterologista Kyle Staller explica que as viagens e a mudança de fusos horários podem interferir negativamente com o relógio biológico da pessoa, o que faz com que o organismo não funcione de forma plena e algumas funções básicas do corpo fiquem comprometidas, que é o que acontece com os intestinos. Mas a mudança de rotina, a tendência para a desidratação e a alimentação não adequada nos primeiros dias de viagem são também aspectos a ter em conta na hora de procurar um culpado pelas tentativas falhadas sempre que se vai ao banheiro.

Diz a especialista que o consumo de laticínios (de forma exagerada ou não) é também um fator que pode provocar prisão de ventre, especialmente se a pessoa tiver problemas em digerir a lactose – a obstipação e o inchaço podem mesmo ser sinais de que a pessoa é intolerante à lactose.

O consumo de alimentos nutricionalmente pobres, como os produtos processados e repletos de sal, açúcar e gordura têm também algo a dizer na dificuldade em defecar adequadamente, uma vez que não são digeridos da forma mais correta.

De acordo com Kyle Staller, os medicamentos podem também ser uma causa concreta de prisão de ventre, especialmente se em causa estiver a toma de analgésicos e remédios para o tratamento de alergias, dois tipos de medicamentos que atuam diretamente no sistema imunitário, desregulando-o.

No caso das mulheres, salienta a especialista, o pós-parto pode ser ainda uma causa da prisão de ventre, não só pelos medicamentos tomados, como também por todo o esforço e mudanças no corpo provocados pela gravidez, que podem mesmo fazer com que o ato de defecar seja doloroso.

“A vagina é vizinha do reto” e, explica, “depois de ter um bebê, pode-se dar uma disfunção temporária na zona pélvica”, situação que pode desencadear a prisão de ventre – que fica ainda à mercê da amamentação, da falta de descanso e do desregulamento hormonal.

 

PARTILHE ESTA NOTÍCIA

RECOMENDADOS

mundo Argélia Há 19 Horas

Homem desaparecido há 27 anos é encontrado vivo na casa do vizinho

mundo Chile Há 21 Horas

Mulher fica pendurada seminua em portão em tentativa de furto; vídeo

mundo CARTAGENA Há 21 Horas

Brasileiro vence concurso internacional e é eleito o mais bonito do mundo

fama Suri Cruise Há 19 Horas

Suri troca sobrenome e estreia no teatro, distanciando-se de Tom Cruise

fama Saúde Há 20 Horas

Pedro Scooby diz que amigos foram hospitalizados com H1N1 após ajuda no RS

justica Goiás Há 21 Horas

Mãe é presa ao tentar afogar a filha de seis meses em piscina; vídeo

fama Anya-Taylor Jo Há 17 Horas

O vestido de princesa de Anya-Taylor Joy que encantou Cannes

esporte Óbito Há 15 Horas

Narrador Silvio Luiz morre aos 89 anos em São Paulo

politica Meio Ambiente Há 11 Horas

Vereador do PL diz que 'peso das árvores' causou tragédia climática no RS

mundo Espanha Há 19 Horas

Faxineira de 61 anos posta vídeos dançando no trabalho e é despedida