Fãs de corrida: as melhores dicas para evitar lesões

As lesões associadas à corrida são comuns, mas podem ser evitadas com alguns hábitos e truques diários

© DR

Lifestyle Especialista 04/09/16 POR Notícias ao Minuto

Quem corre por gosto não se cansa… mas pode se lesionar. Descuidar de alguns cuidados básicos e não ouvir os sinais de limite que o corpo dá são dois erros comuns entre os corredores e duas situações que mais aumentam o risco de lesão.

PUB

Embora os cuidados devam acontecer em todas as modalidades e tipo de treino, como indica a Universidade de Harvard, é nos corredores que as atenções estão concentradas, uma vez que o número de pessoas que adere ao 'running' não para de crescer.

Segundo a revista norte-americana Runner’s World, existem cinco truque bastante eficazes na hora de prevenir lesões associadas à corrida, sendo os pés e os joelhos as zonas do corpo que mais sofrem com o impacto e repetição do exercício.

Stephen Pribut, podologista esportivo, diz que as pessoas que correm devem evitar ao máximo usar sandálias e chinelos de dedo durante o verão, uma vez que são dois tipos de calçados que não oferecem qualquer apoio e suporte ao pé, deixando o corredor à mercê de possíveis lesões, especialmente a tendinite no tendão de Aquiles. Os chilenos e as sandálias que suportem o peito do pé são a opção a ter em conta.

Ter sempre um segundo par de tênis é uma das regras ‘obrigatórias’ entre os runners, uma vez que o desgaste do calçado pode ser um dos responsáveis pelas lesões. Além disso, os tênis de corrida devem respeitar ao máximo o tipo de passada do corredor sendo, por isso, fundamental procurar um especialista e apostar num modelo correto.

A ingestão de ferro também deve ser reforçada, uma vez que este mineral é o principal responsável pelo transporte de oxigênio para os músculos, como explica Connie Diekman, docente da Universidade de Washington. À publicação, o especialista diz que a dose diária recomendada deve ter por base o aconselhamento de um médico, mas a média é de 18 miligramas por dia para as mulheres e oito miligramas por dia para os homens, como se lê na revista.

Seja verão ou inverno, o consumo de água antes, durante e após a corrida é também essencial, uma vez que a desidratação pode comprometer o bom funcionamento do organismo, o que aumenta o risco de lesões ou fadiga.

PARTILHE ESTA NOTÍCIA

RECOMENDADOS

Lifestyle Saúde Há 14 Horas

Três carboidratos que ajudam a controlar os níveis de açúcar no sangue

Lifestyle PERFECCIONISMO Há 5 Horas

Você é perfeccionista? Saiba quais sinais e como isso afeta sua vida

Lifestyle SAÚDE DO CORAÇÃO Há 21 Horas

Seis sinais que mostram que pode sofrer de infecção rara no coração

Lifestyle Saúde Há 14 Horas

Dicas para lidar melhor com a Síndrome do Intestino Irritável

Lifestyle Saúde Há 1 Hora

Meningite: neurologista responde às principais dúvidas sobre o tema

Lifestyle Cérebro Há 6 Horas

Chás e infusões que vão ajudá-lo a fortalecer a memória

Lifestyle SAÚDE-CÂNCER Há 7 Horas

Cigarros eletrônicos e agrotóxicos são desafios na prevenção do câncer

Lifestyle Curiosidades Há 3 Horas

O que seu 'número dois' revela sobre você?

Lifestyle Doenças agora mesmo

Os tipos mais comuns de Câncer e como prevenir cada um deles