Excesso de capacidade no aço e outras indústrias é problema global

O texto final foi divulgado pela União Europeia

© PixaBay

Economia G20 05/09/16 POR Estadao Conteudo

O comunicado final do encontro das 20 maiores economias do mundo sediado na China reconhece o problema do excesso de capacidade na produção global de aço. Além de o potencial de produção disponível ser maior que a demanda existente, o problema é agravado pela fraca atividade econômica global. A China é apontada como principal razão para o problema.

PUB

Para combater a questão, o grupo anunciou a criação de um Fórum Global sobre o excesso de capacidade da indústria mundial.

"Nós reconhecemos que há problemas estruturais, inclusive excesso de capacidade em algumas indústrias, fato exacerbado por uma recuperação econômica fraca e a demanda do mercado deprimida. Isso tem causado impacto negativo no comércio e trabalhadores", cita o texto.

O comunicado cita que o problema atinge "o aço e outras indústrias", o que é um "problema global que requer respostas coletivas".

O texto final foi divulgado pela União Europeia. Até 1h20 da madrugada da terça-feira na China (14h20 em Brasília), o texto final não havia sido divulgado na página oficial do G-20 na internet nem distribuído aos jornalistas. A informação é que o texto seria divulgado pela internet.

O G-20 reconhece no texto que subsídios e outras formas de apoio à indústria por governos podem causar "distorções de mercado e contribuir para o excesso da capacidade global e, portanto, requerem atenção". Uma das iniciativas é a criação de um Fórum Global que vai compartilhar informações e cooperar para encontrar a solução para o problema.

O excesso de produção de aço é registrado especialmente na anfitriã China, onde a capacidade excede em muito a demanda do mercado, que tem desacelerado ano após ano. Em julho, algumas siderúrgicas chinesas anunciaram o início de processo de consolidação que deve reduzir o parque industrial do setor no país. O problema tem gerado "fábricas zumbis" - que não produzem por simples falta de compradores - e também atinge de maneira menos evidente outros setores, como de cimento, carvão e vidro. Com informações do Estadão Conteúdo.

PARTILHE ESTA NOTÍCIA

RECOMENDADOS

fama Jojo Todynho Há 21 Horas

Jojo Todynho veste roupa que usava antes de perder 50kg. "Saco de batata"

mundo EUA Há 29 mins

Criança morre após ser forçada a correr em esteira pelo pai

brasil Herança Há 23 Horas

Viúvo de Walewska cobra aluguel para que sogros morem em imóvel da filha

brasil Rio Grande do Sul Há 23 Horas

Governador do RS alerta para "maior desastre da história" do estado

fama Brian McCardie Há 21 Horas

Morre Brian McCardie, ator da série Outlander, aos 59 anos

fama Bastidores da TV Há 14 Horas

Bianca Rinaldi relata agressões de Marlene Mattos: "Humilhação"

brasil MORTE-SC Há 22 Horas

Adolescente de 14 anos morre após ser picado por cobra venenosa em SC

mundo Londres Há 21 Horas

Responsável por ataque com espada em Londres tem cidadania brasileira

fama Isabel Veloso Há 23 Horas

Marido de influencer com câncer terminal: 'Finjo que não vai acontecer'

esporte Arábia Saudita Há 22 Horas

Sem folga: Al Hilal treina após garantir vaga na final; veja as imagens