Conheça todas as etapas da votação da cassação de Cunha

Sessão está marcada para as 19h desta segunda-feira (12); Maia diz que aguardará quórum de 420 deputados para começar votação

© Adriano Machado/Reuters

Política Câmara 12/09/16 POR Notícias Ao Minuto

A sessão que definirá o futuro político do deputado afastado Eduardo Cunha (PMDB-RJ) está prevista para as 19h desta segunda-feira (12). A votação de seu processo por quebra de decoro no Conselho de Ética na Câmara ocorre 336 após o início da tramitação - batendo recorde como o mais longo da história da Casa. As informações são do G1.

PUB

Para que o deputado do PMDB perca mandato, ao menos 257 votos parlamentares têm de de ser favoráveis à cassação. Como um quórum baixo no plenário é positivo para Cunha, o presidente da Câmara, Rodrigo Maia (DEM-RJ), afirma que só iniciará a votação com presença mínima de 420 deputados.

Cunha é acusado de mentir sobre a existência de contas bancárias no exterior em depoimento à CPI da Petrobras, no ano passado. Ele nega as acusações, dizendo ser apenas beneficiário de recursos controlados por trustes.

Confira abaixo as etapas da votação

Início do sessão

O número mínimo de parlamentares para iniciar a sessão extraordinária é de 51 deputados; já para a fase de votação, são necessários 257. Maia pretende esperar 420 deputados para iniciar a sessão.

Questões de ordem

A qualquer momentos, deputados podem apresentar questionamentos sobre a tramitação do processo. Aliados do deputado afastado devem defender a votação de um projeto de resolução no lugar do parecer do Conselho de Ética. O objetivo é conseguir aprovar o fatiamento da votação - tal como aconteceu no impeachment da presidente Dilma Rousseff.

Porém, no entendimento da Secretaria-Geral da Câmara, o plenário só pode votar o parecer do Conselho de Ética. Com isso, Rodrigo Maia, deve rejeitar questões de ordem que sugiram fatiar a votação.

Recurso

Outra alternativa para os aliados de Cunha é o pedido de recurso. Neste caso, Maia precisará consultar o plenário, em votação simbólica, para saber se os parlamentares concordam em fazer uma votação especial para analisar o pedido para suspender o processo até que a Comissão de Constituição e Justiça (CCJ) se posicione a respeito do assunto.

Em seguida, um terço dos deputados precisa erguer as mãos concordando com a votação para apreciar o pedido de suspensão. O próprio presidente da Câmara conta as mãos levantadas e, se houver mais de um terço de deputados a favor, ele coloca o recurso em votação.

A sessão pode ser suspensa se a maioria simples se manifestar favorável ao recurso. O processo vai para a CCJ, que tem prazo de três sessões no plenário para apreciar o recurso. Se os parlamentares não concordarem com o a votação específica, o recurso ainda é enviado para a CCJ, mas a sessão no plenário continua normalmente.

Acusação

O relator no Conselho de Ética, Marcos Rogério (DEM-RO), tem 25 minutos para expor as conclusões do parecer que recomenda a cassação de Cunha.

Defesa

O advogado Marcelo Nobre, que defende o deputado afastado, também terá 25 minutos para apresentar os seus argumentos. Em seguida, o próprio Eduardo Cunha poderá se manifestar durante 25 minutos.

Discussão

Cada deputado inscrito terá 5 minutos para discursar na tribuna. A lista de inscrição será liberada quando a sessão for aberta, a partir das 19h. A qualquer momento, os líderes partidários também podem tomar a palavra durante 3 a 10 minutos, dependendo do tamanho da bancada.

Fim da discussão

Depois que dois parlamentares discursarem a favor de Cunha e dois contra, pode ser apresentado um requerimento para encerramento imediato do debate. Caso aprovado com maioria simples, começa a fase de votação.

Votação

A votação é aberta, exposta em painel eletrônico. Para que Cunha perca o mandato, pelo menos, 257 dos 513 deputados têm de votar favoravelmente à cassação. Por estar afastado, o próprio Cunha não votará. Maia pode ter voto decisivo em caso de empate.

PARTILHE ESTA NOTÍCIA

RECOMENDADOS

fama Vídeo Há 10 Horas

Influenciadora digital agride mulher na rua em MG; veja vídeo

mundo Coreia do Norte Há 12 Horas

Coreia do Norte confirma míssil e promete reforçar "força nuclear"

fama Sean Diddy Combs Há 12 Horas

Imagens de videovigilância mostram rapper agredindo a ex-namorada

justica São Paulo Há 12 Horas

Professora e os dois filhos são mortos em SP; PM é suspeito

brasil Vídeo Há 11 Horas

Menino de 6 anos é salvo de apartamento em chamas no Rio Grande do Sul; veja vídeo

brasil CHUVA-RS Há 8 Horas

Submersa há 15 dias, cidade mais afetada do RS reabre casas a conta gotas

lifestyle Signos Há 13 Horas

Os cinco signos mais estranhos do zodíaco. Conhece alguém da lista?

mundo EUA Há 13 Horas

Motorista de 23 anos morre após ser atingida na cabeça por pedra nos EUA

brasil sul do brasil Há 11 Horas

Nova frente fria avança no Sul, e Inmet coloca parte do RS, Santa Catarina e Paraná em alerta

justica Pridão Há 11 Horas

Casal de influencers é preso por suspeita de movimentar R$ 20 milhões ilegalmente em jogo