Ataque a base militar da Índia na Caxemira deixa 17 mortos

Os militantes portavam rifles e granadas e invadiram a base de Uri pouco antes do amanhecer

© DR

Mundo exército 18/09/16 POR Folhapress

Militantes armados atacaram neste domingo (18) uma base do Exército indiano localizada perto da fronteira com o Paquistão, matando 17 militares -um dos mais ataques mais mortíferos já registrados na disputada região da Caxemira.

PUB

Os militantes portavam rifles e granadas e invadiram a base de Uri pouco antes do amanhecer. Quatro invasores foram mortos no combate.O primeiro-ministro indiano, Narendra Modi, condenou veementemente a agressão, classificando-a de "ataque terrorista covarde".

"Eu asseguro que a nação por trás desse ataque desprezível não ficará impune", disse Modi em uma série de posts no Twitter.

Em uma declaração ainda mais forte, o ministro do Interior indiano, Rajnath Singh, culpou o Paquistão pelo ataque: "O Paquistão é um Estado terrorista e deve ser identificado e isolado como tal", escreveu no Twitter.

O Paquistão negou qualquer envolvimento com o ocorrido. "A Índia coloca imediatamente culpa no Paquistão sem fazer qualquer investigação. Nós rejeitamos isso", disse o porta-voz do Ministério do Exterior, Nafees Zakaria.

A região da Caxemira tem sido foco constante de conflito entre os dois países desde que ambos se tornaram independentes do Reino Unidos, em 1947.O ataque ocorre em meio a uma crescente tensão no local -única região de maioria muçulmana da Índia- que enfrenta protestos desde a morte de Burhan Wani, 22, líder do grupo separatista Hizbul Mujahideen, baseado no Paquistão.

Cerca de 80 civis já morreram e milhares ficaram feridos em confrontos de rua com as forças de segurança indianas, que têm sido criticadas por grupos de direitos humanos pelo uso de força excessiva.

O presidente indiano e o ministro do interior cancelaram viagens para a Rússia e os EUA para acompanhar os desdobramentos do caso. O ministro da Defesa e o comandante do Exército se dirigiram a Uri para supervisionar as investigações do ataque.

"Há indicações definitivas e conclusivas de que os autores do ataque em Uri foram altamente treinados, fortemente armados e estavam especialmente equipados", disse Singh em uma série de tweets.

O embaixador dos EUA na Índia, Richard Verma, também "condenou fortemente" o ataque em Uri, que ocorreu semanas após o secretário de Estado norte-americano, John Kerry, ter visitado Nova Déli para negociações estratégicas. Após essa reunião, Kerry exortou o Paquistão a fazer mais para combater o terrorismo.

PARTILHE ESTA NOTÍCIA

RECOMENDADOS

fama Jojo Todynho Há 13 Horas

Jojo Todynho veste roupa que usava antes de perder 50kg. "Saco de batata"

mundo EUA Há 12 Horas

Criança morre após ser forçada a correr em esteira pelo pai

brasil Herança Há 15 Horas

Viúvo de Walewska cobra aluguel para que sogros morem em imóvel da filha

brasil Rio Grande do Sul Há 15 Horas

Governador do RS alerta para "maior desastre da história" do estado

fama Brian McCardie Há 14 Horas

Morre Brian McCardie, ator da série Outlander, aos 59 anos

brasil MORTE-SC Há 14 Horas

Adolescente de 14 anos morre após ser picado por cobra venenosa em SC

mundo Londres Há 14 Horas

Responsável por ataque com espada em Londres tem cidadania brasileira

fama Bastidores da TV Há 6 Horas

Bianca Rinaldi relata agressões de Marlene Mattos: "Humilhação"

fama Isabel Veloso Há 15 Horas

Marido de influencer com câncer terminal: 'Finjo que não vai acontecer'

esporte Arábia Saudita Há 14 Horas

Sem folga: Al Hilal treina após garantir vaga na final; veja as imagens