Ministro diz que vai manter incentivos para Tóquio-2020

Meta é superar a Rio-2016, afirmou Leonardo Picciani

© Reuters

Política PARALIMPÍADA 18/09/16 POR Folhapress

O ministro do Esporte, Leonardo Picciani, disse, neste domingo (18), que classifica como "belíssimo" o desempenho do Brasil nos Jogos do Rio e prometeu manter o investimento na preparação de atletas, tanto olímpicos quanto paralímpicos, para Tóquio-2020.

PUB

Assim como fez ao fim da Olimpíada do Rio, Picciani voltou a minimizar o não atendimento das metas estabelecidas antes dos jogos -ficar entre os 10 primeiros colocados na Olimpíada e entre os cinco na Paralimpíada.

"Desde que assumi, o Ministério tem como meta a evolução do Brasil nos Jogos. E, a exemplo dos Jogos Olímpicos, o Brasil teve uma evolução extraordinária (na Paralimpíada)", disse o ministro, que está no cargo desde o afastamento da ex-presidente Dilma Rousseff, em maio.

Com 19 medalhas, sendo sete de outro, o Brasil ficou em 13º lugar na Olimpíada. Na Paralimpíada, o Brasil está na oitava posição, com 72 medalhas, 14 delas de ouro.

Picciani afirmou que a meta, agora, é melhorar o desempenho em Tóquio. "Vamos manter os programas de incentivo, tanto o Bolsa Atleta quanto o Bolsa Pódio", afirmou.

Ele disse que, além do orçamento do Ministério, quer incentivar mais empresas a usar a Lei de Incentivo ao Esporte, que permite que empresas e pessoas físicas invistam em esporte em troca de abatimento do imposto de renda.

Segundo ele, em média, o Brasil tem usado apenas 60% do potencial de arrecadação com essa lei, ou cerca de R$ 250 milhões por ano.

Picciani comemorou também a venda de ingressos para a Paralimpíada, que era motivo de preocupação até dias antes do evento. Foram 2,1 milhões de ingressos vendidos, número menor apenas do que o verificado em Londres-2012.

FLAMENGO

Picciani frisou que um dos desafios durante o novo ciclo olímpico é manter as instalações construídas para os jogos em uso. Para isso, o ministério criou a Rede Nacional de Treinamento, que vai coordenar todos os equipamentos espalhados pelo Brasil.

Ele informou que há negociações com o Flamengo para usar a arena de rugbi, na região de Deodoro, para sediar partidas de futebol. Sem o Maracanã, o vice-líder do Brasileirão tem mandado suas partidas em estádios fora do Rio -neste domingo (18), venceu o Figueirense no Pacaembu.

"Se chegar a um acerto, me parece uma solução boa para manter a arena em atividade", afirmou, ressaltando que o acordo passaria pelo Exército, que é dono da área onde está a arena. (Folhapress)

PARTILHE ESTA NOTÍCIA

RECOMENDADOS

fama Tony McFarr Há 23 Horas

Dublê de Chris Pratt em 'Guardiões da Galáxia' morre aos 47 anos

mundo Viral Há 16 Horas

Jovem é surpreendida em praia ao ver casa flutuando no mar

mundo EUA Há 23 Horas

Motorista perde controle de caminhão e fica pendurada em ponte; veja

justica Pridão Há 17 Horas

Casal de influencers é preso por suspeita de movimentar R$ 20 milhões ilegalmente em jogo

fama JULIETTE-FREIRE Há 22 Horas

Juliette Freire expõe 'culpa grave' por fazer sexo com homens com quem não tinha intimidade

fama Cantor Há 23 Horas

'Se eu estiver morrendo, bota ácido da melhor qualidade na minha boca', diz Ney Matogrosso

lifestyle Saúde Há 23 Horas

Médico revela o que deve comer para aliviar a prisão de ventre

brasil Rio Grande do Sul 17/05/24

Mulher se emociona ao ver o seu cão em resgate nas cheias: "Único amigo"

fama CANTORA-RIHANNA Há 19 Horas

Rihanna é criticada após segurar filho mais velho de ponta-cabeça durante festa de aniversário

esporte Romário Há 20 Horas

Romário ofende jornalista ao ser perguntado sobre casa de apostas patrocinar o América-RJ