© DR
ONU suspendeu nesta terça-feira (20) todas as operações humanitárias na Síria. Decisão foi tomada após ataque aéreo contra um comboio de 31 caminhões que levava mantimentos para 78 mil pessoas isoladas em Urum al Kubra.
PUB
De acordo com o G1, pelo menos 18 caminhões de um comboio de ajuda humanitária, organizado pela ONU e pelo Crescente Vermelho, foram atingidos por um bombardeio nesta segunda-feira (19) perto da cidade de Urum al Kubra, no norte da província de Aleppo.
"Por enquanto não temos uma visão global do que aconteceu, mas foi tomada a decisão que todas as operações humanitárias na região estão suspensas por enquanto", afirmou o porta-voz da OCHA, Jens Laerke.
"Nossa indignação com esse ataque é enorme. O comboio foi resultado de um longo processo de permissão e preparação para ajudar civis isolados", conta o enviado especial da ONU para a Síria, Staffan de Mistura.
Segundo o Observatório Sírio de Direitos Humanos, pelo menos 12 pessoas morreram no bombardeio. Vítimas são motoristas dos caminhões e um funcionário do Crescente Vermelho.
Os EUA responsabilizaram a Rússia pelo ataque. Segundo o porta-voz do Departamento de Estado, John Kirby, tanto o governo russo como o regime de Assad "conheciam o destino deste comboio".