O que acontece ao corpo quando se pula refeições?

Para a saúde e o bem-estar do corpo e da mente, é essencial que se coma várias vezes ao dia

© DR

Lifestyle NUTRIÇÃO 21/09/16 POR Notícias Ao Minuto

Não tomar o café da manhã porque está com pressa, ou ficar tão mergulhado no trabalho que até se esquece de almoçar o lanchar. Independentemente do motivo, é comum que por vezes as pessoas pulem algumas refeições, apesar de os especialistas enfatizarem que é essencial comer várias vezes ao dia – entre cinco e seis vezes (três refeições principais e pequenos lanches) ou a cada três a quatro horas.

PUB

Mas, afinal, o que é que acontece ao corpo quando se pula refeições? Dois especialistas explicaram à revista Self o que pode acontecer.

Para começar, o seu cérebro pode dar sinais de estar com mais dificuldades para pensar e se concentrar. “O principal combustível do cérebro é a glicose, que se consegue ao comer alimentos – especialmente ricos em carboidratos”, destaca Rachele Pojednic, professora de nutrição. Sem estes carboidratos, os níveis de açúcar no sangue caem, deixando-o lento, irritado e com dificuldade de se concentrar.

Depois chegam os sintomas físicos e emocionais, pois o seu corpo só consegue pensar que tem de comer alguma coisa, os hormônios começam a abrir ainda mais o apetite e a dar fome. Se não saciar essa fome poderá sentir suores e tremores como resposta.

Depois de os hormônios serem libertados, torna-se quase impossível fazer escolhas alimentares saudáveis. Por isso geralmente a tendência é para atacar doces ou lanches salgados pois estes farão os níveis de açúcar no sangue disparar rapidamente, como destaca Lauren Harris-Pincus, nutricionista. Mas a falta de nutrientes fará com que os níveis de açúcar no sangue voltem a cair depois de dispararem, o que é considerado nada saudável. Além disso, devido ao fato de o corpo perceber de que ingeriu poucas calorias ao longo do dia, fará com que coma em excesso da próxima vez que decidir ingerir alguma coisa.

Estes são os efeitos a curto prazo, mas se pula refeições com frequência, as consequências a longo prazo podem ser ainda mais graves, incluindo danos no metabolismo, falta de energia, ou perda de massa muscular.

PARTILHE ESTA NOTÍCIA

RECOMENDADOS

Lifestyle Câncer 11/05/24

Câncer: 10 sinais silenciosos que podem salvar vidas se você agir logo

Lifestyle Autoaceitação 11/05/24

Os benefícios (inacreditáveis) de sentir vergonha!