Marcela Temer já trabalha em programa social do governo

A previsão é que o programa, que terá como foco atender as crianças de até 3 anos do Bolsa Família, seja lançado na primeira semana de outubro

© Fotos Públicas / Beto Barata/PR

Política PRIMEIRA-DAMA 22/09/16 POR Estadao Conteudo

A primeira-dama Marcela Temer já tem à sua disposição uma sala no terceiro andar do Palácio do Planalto, porém, segundo fontes, não deve ocupar o espaço. Segundo apurou o Broadcast Político, serviço de notícias em tempo real do Grupo Estado, a decisão teria sido do presidente Michel Temer. O assessor especial de Temer, Rodrigo Rocha Loures, já havia sido deslocado da sala para dar espaço à primeira-dama.

PUB

Apesar de não ocupar o Planalto, Marcela já tem feito reuniões sobre o programa Criança Feliz, do qual será embaixadora, no Palácio do Jaburu. A previsão é que o programa, que terá como foco atender as crianças de até 3 anos do Bolsa Família, seja lançado na primeira semana de outubro. A data deve ser fechada nesta semana.

Segundo fontes da pasta, Marcela esteve com o ministro do Desenvolvimento Social, Osmar Terra, na sexta-feira passada e nesta semana deverá ter mais reuniões com técnicos sobre o tema, todas no Jaburu. A primeira-dama não terá uma função burocrática no programa, não assinará nada, apenas será uma embaixadora com a função de divulgá-lo.

Adiamento

A expectativa inicial era de que o programa Criança Feliz fosse lançado em agosto. Depois o prazo passou para setembro e agora para a primeira semana de outubro. O governo cogitou lançá-lo no dia 12 de outubro, para aproveitar o Dia das Crianças, mas, segundo fontes da pasta, a ideia foi descartada e o objetivo é que o lançamento finalmente aconteça na primeira semana de outubro.

Em junho, em entrevista ao Broadcast Político, Terra afirmou que neste ano serão investidos R$ 80 milhões de recursos próprios da pasta para bancar o projeto. "Em 2018, o nosso objetivo é investir até R$ 1,8 bilhão", disse o ministro.

O programa, segundo o ministro, será "um avanço" em relação ao Brasil Carinhoso, programa feito pelo governo da presidente afastada Dilma Rousseff, que garantia creches para crianças de famílias beneficiárias do Bolsa Família. O programa social do governo Temer também será destinado às famílias que recebem o benefício e não prevê repasse de dinheiro para as famílias e sim um atendimento feito por "visitadores domiciliares capacitados" que criarão vínculos com as crianças para acompanhar o seu crescimento. A capacitação desses visitadores deve ser feita pelo próprio MDS em parceria com instituições, como universidades.

O modelo do programa é inspirado no Primeira Infância Melhor, implementado por Osmar Terra no Rio Grande do Sul quando ele era secretário de governo, há 13 anos. O programa, apesar das mudanças de governo, ainda é mantido.

PARTILHE ESTA NOTÍCIA

RECOMENDADOS

fama Rio Grande do Sul Há 6 Horas

Juliana Didone pede desculpas por vídeo sobre chuvas no Rio Grande do Sul

mundo TikTok Há 8 Horas

Adolescente descobre que seu melhor amigo era um ator contratado pela tia

brasil Rio Grande do Sul Há 8 Horas

Cão abraça perna de voluntária após ser resgatado em Rio Grande do Sul

mundo EUA Há 7 Horas

Homem contrai bactéria 'comedora de carne' após caminhada na praia nos EUA

esporte Schumacher Há 8 Horas

Família coloca relógios de Schumacher à venda: "Motivo é desconhecido"

politica Cantagalo Há 7 Horas

Prefeito sobe em palco, xinga eleitores e diz que não quer mais que votem nele

fama Gracyanne Barbosa Há 7 Horas

Gracyanne vive em apartamento de 18m² em SP após separação de Belo

lifestyle Dicas de lavandaria Há 8 Horas

Atenção! Há quatro coisas que nunca devem ser lavadas na máquina

politica AMÁLIA-BARROS Há 9 Horas

Marido lamenta a morte da deputada Amália: 'Transformou minha existência'

esporte Futebol 13/05/24

Ex-Barcelona é acusado de mandar irmão gêmeo para jogar em seu lugar em clube da Romênia