Haddad diz que passe livre para desempregados vai gerar despesa

O prefeito disse, porém, que a medida ajudará quem procura emprego

© Reprodução

Política São Paulo 22/09/16 POR Folhapress

O prefeito de São Paulo e candidato à reeleição, Fernando Haddad (PT), admite que a criação do passe livre para desempregados nos ônibus municipais deve gerar subsídios (valores repassados à empresas para cobrir custos extras do transporte).

PUB

O prefeito disse, porém, que a medida ajudará quem procura emprego."A ideia é oferecer uma cota de passagens só para isso, faremos uma estimativa de quantas viagens a pessoa vai precisar fazer para procurar emprego", disse.

A promessa foi apresentada por Haddad em programas eleitorais na rádio e na TV nesta semana.O benefício já havia sido instituído por meio de decreto do prefeito em novembro do ano passado.

Em março passado, porém, ele decidiu adiar a medida para não desrespeitar a lei eleitoral, que proíbe a distribuição de benefícios em ano eleitoral, exceto os já autorizados em lei e que constem no ano orçamentário anterior.Haddad defende que o auxílio de transporte para quem está fora do mercado de trabalho vai gerar receita no futuro.

"Vai implicar subsídio, mas é melhor um cara empregado, usando vale-transporte. Quando ele está desempregado, eu perco receita porque ele deixa de viajar. O desemprego para nós traz um custo."

A prefeitura não tem estimativa de quantas pessoas estão em condições de pedir benefício. "Queremos começar o programa e ir ampliando de acordo com as possibilidades".

Reportagem da Folha de S.Paulo desta quinta-feira (22) mostrou que mesmo diante da crise econômica no país há candidatos abrindo mão de receitas.

Celso Russomano (PRB) propõe redução de ISS (Imposto Sobre Serviços) e IPTU (Imposto Predial Territorial Urbano). Marta Suplicy (PMDB) e João Doria (PSDB) dizem que vão vão congelar a tarifa de ônibus.

Mesmo propondo o passe livre, Haddad criticou os adversários.

"Os candidatos Doria, Marta e Russomano estão propondo congelar tarifa de ônibus por quatro anos, reduzir impostos e dizem que vão manter os serviços mesmo apoiando o congelamento de verbas para o social por 20 anos, tema que está em discussão no Congresso. Estou querendo ver as planilhas só para ver como fecha o orçamento", afirmou Haddad. Com informações da Folhapress.

PARTILHE ESTA NOTÍCIA

RECOMENDADOS

justica Santos Há 8 Horas

Homem é flagrado abusando sexualmente de moradora em situação de rua

politica CHUVA-RS Há 3 Horas

Mortes pelas chuvas chegam a 75 e governador fala em 'Plano Marshall'

mundo Miami Há 12 Horas

Saco com é cobras encontrado nas calças de passageiro em aeroporto

fama MADONNA-RIO Há 11 Horas

Madonna fez da praia de Copacabana a maior pista de dança do mundo

fama Bruce Willis Há 11 Horas

Após diagnóstico de demência, como está Bruce Willis?

fama MADONNA-RIO Há 6 Horas

Madonna posta vídeo abraçada com Pabllo Vittar e agradece ao Brasil

brasil Rio Grande do Sul Há 8 Horas

Loja da Havan fica debaixo d'água em Lajeado, no Rio Grande do Sul

tech Espaço Há 22 Horas

Missão europeia revela imagens mais detalhadas da superfície do Sol

fama BERNARD-HILL Há 4 Horas

Morre Bernard Hill, que atuou em 'Titanic' e 'Senhor dos Anéis', aos 79 anos

fama Rio de Janeiro Há 12 Horas

Madonna encerra show histórico em Copacabana com homenagem a Michael Jackson