Rival nas prévias, Ted Cruz recua e anuncia voto em Trump

O senador já chamou o bilionário de Nova York de "mentiroso patológico" e "completamente amoral"

© Reuters

Mundo Notícias do Mundo 23/09/16 POR Folhapress

Dois meses após discursar na convenção republicana e não pedir voto para o candidato do partido, Donald Trump, o senador ultraconservador Ted Cruz disse nesta sexta-feira (23) que irá votar no empresário.

PUB

"Depois de muitos meses de consideração profunda, orações e uma busca em minha consciência, eu decidi que no dia da eleição eu votarei no candidato republicano, Donald Trump", escreveu Cruz.

O senador já chamou o bilionário de Nova York de "mentiroso patológico" e "completamente amoral". "Donald irá trair seus eleitores em todos os temas", afirmou o senador evangélico em maio, quando se retirou da disputa pela indicação republicana.

Na convenção republicana, em julho, Cruz pediu aos correligionários que votassem "de acordo com sua consciência", sem mencionar o nome de Trump, consagrado candidato no evento.

Ele explicou sua mudança de posição em um post no Facebook."Primeiro, no ano passado, prometi apoiar o indicado republicano. E eu pretendo manter minha palavra", escreveu Cruz. "Segundo, mesmo que eu tenha tido discordâncias significativas com nosso indicado, de todas as formas Hillary Clinton é totalmente inaceitável. É por isso que eu sempre fui #HillaryJamais."

Pesquisas realizadas após a convenção mostraram que a popularidade de Cruz diminuiu, tanto nacionalmente como em seu Estado, o Texas. Seus eleitores passaram a pressioná-lo para que declarasse voto em Trump a fim de evitar a vitória de Hillary.

Foi esse o tom do texto que Cruz publicou em seu Facebook nesta sexta."Hillary Clinton é manifestamente inadequada para ser presidente, e suas políticas irão prejudicar milhões de americanos. Donald Trump é a única coisa que está em seu caminho."

Cruz terminou as primárias republicanas em segundo lugar. Durante a disputa, o senador protagonizou diversos embates com Trump.

Em um dos debates, por exemplo, os dois se engalfinharam numa discussão que envolveu até ofensas às suas mulheres, Heidi Cruz e a ex-modelo Melania Trump.Em nota divulgada nesta sexta, Trump agradeceu o apoio do antigo adversário. "Eu estou muito honrado pelo apoio do senador Cruz. Nós lutamos a batalha e ele foi um duro e brilhante oponente. Eu estou ansioso em trabalhar com ele por muitos anos para fazer a América grande de novo."

O anúncio de Ted Cruz ocorre em um momento de acirramento da corrida presidencial, com Hillary perdendo pontos e Trump ultrapassando a democrata em dois Estados-chave para a disputa, Flórida e Ohio. Com informações da Folhapress. 

PARTILHE ESTA NOTÍCIA

RECOMENDADOS

mundo EUA Há 17 Horas

Faxineira pede demissão após 27 minutos de trabalho em hotel; entenda

fama Anthony Vella Há 16 Horas

YouTuber sofre grave acidente em queda de paraglider filmada; assista

justica Violência Há 8 Horas

Homem é assassinado com 23 tiros durante raio-x em hospital na Bahia

fama Gusttavo Lima Há 16 Horas

Gusttavo Lima interrompe espetáculo após mulher ser agredida

economia DESENROLA-BRASIL Há 18 Horas

Saiba como se inscrever no Desenrola Brasil e negociar suas dívidas

mundo EUA Há 17 Horas

Desaparecida, filha do co-fundador do Slack é flagrada em van com homem

esporte Óbito Há 9 Horas

Jogador morre após bater a cabeça em muro que cercava o campo na Argentina

esporte São Paulo FC Há 18 Horas

Filho de Will Smith posta foto com camisa do São Paulo e web reage; veja

mundo EUA Há 14 Horas

Imagens mostram destruição causada por tornado em Oklahoma

justica Paraíba Há 15 Horas

Menina de 6 anos tem pinos colocados em perna errada