Procuradoria pede que Russomanno devolva dinheiro público

MPF quer que ele ressarça os cofres públicos "pela execução fraudulenta de um contrato de trabalho" por bancar com dinheiro da Câmara o salário de ex-funcionária

© Divulgação

Política Ação 23/09/16 POR Folhapress

O Ministério Público Federal pediu à Justiça Federal em Brasília nesta sexta-feira (24) a continuidade de uma ação popular contra o deputado federal e candidato a prefeito de São Paulo Celso Russomanno (PRB), líder nas pesquisas de intenção de voto.

PUB

Na esfera criminal, ele foi absolvido em um processo que tramitou no STF (Supremo Tribunal Federal). Os ministros entenderam que a prática da qual era acusado não configura crime.

O MPF quer que ele ressarça os cofres públicos "pela execução fraudulenta de um contrato de trabalho". Russomanno era suspeito de bancar com dinheiro da Câmara o salário da ex-gerente de sua produtora de vídeo Sandra de Jesus.

Contratada pela Câmara logo após ser demitida da empresa do deputado, ela era encarregada de fazer o atendimento aos eleitores que procuravam o deputado, cuja bandeira é a defesa dos consumidores. A investigação mostrou que Sandra assinou documentos como representante da produtora.

No dia 9 do mês passado, por 3 votos a 2, a primeira turma do Supremo o absolveu no processo que respondia por desvio de dinheiro público. Com isso, ele ficou livre para disputar as eleições deste ano.

Na manifestação à Justiça Federal em Brasília, o procurador Aldo de Campos Costa sustenta que que a absolvição pelo STF não impede Russomanno de ser condenado na esfera cível ao ressarcir o suposto dano causado ao erário.

"A decisão mediante a qual o réu foi absolvido [...] não implicou a emissão de qualquer juízo de valor a respeito da moralidade de sua conduta ou de seu enquadramento em eventual ato de improbidade administrativa", diz o procurador, por meio de nota oficial enviada pelo MPF.

"Caso seja condenado na ação popular, Russomano deverá [...] repor o débito, com juros de mora e seus bens ficarão sujeitos, a sequestro e penhora. O valor total da lesão dependerá de avaliação e será apurado na execução da sentença", conclui o comunicado do Ministério Público. Com informações da Folhapres.

PARTILHE ESTA NOTÍCIA

RECOMENDADOS

fama Rei Charles III Há 22 Horas

Saúde de Charles III piora e detalhes do funeral são refeitos, diz site

lifestyle Câncer Há 20 Horas

10 sintomas de câncer que muitas vezes passam despercebidos

fama Harry Há 23 Horas

Príncipe Harry deixou residência real ‘ aos prantos’ após ser despejado

fama Argentina Há 23 Horas

Miss Universo Buenos Aires elege modelo de 60 anos; conheça

fama Salma Hayek Há 22 Horas

Salma Hayek celebra 15 anos de casamento com fotos inéditas da cerimônia

fama Luto Há 13 Horas

Morre Anderson Leonardo, vocalista do Molejo, vítima de câncer

esporte Brasil Há 17 Horas

Estátua de Daniel Alves em Juazeiro vai ser retirada; entenda

fama Redes Sociais Há 14 Horas

Livian Aragão, filha de Didi, sugere plágio e leva invertida na web

lifestyle Peso Há 23 Horas

Especialista revela os alimentos populares que engordam (e muito)

fama Emergência Médica Há 21 Horas

Cantor Anderson Leonardo, tem piora, e seu estado de saúde é grave