Livro conta história de movimento anti-Dilma

Recém-lançado, "Vem Pra Rua - A História do Movimento Popular que Mobilizou o Brasil" foi escrito por Rogerio Chequer e Colin Butterfield

© Reuters

Brasil lançamento 25/09/16 POR Folhapress

O empresário Rogerio Chequer conta que estava em uma festa no começo de 2014 quando, ao ouvir os convidados reclamarem do governo, mergulhou em pensamentos que o levaram a concluir que urgia criar um movimento de rua contra Dilma Rousseff.

PUB

Juntou amigos e, meses depois, montou o Movimento Basta, que investiu R$ 30 mil em vídeo para convocar uma manifestação - que, sonhavam, levaria 1 milhão de pessoas às ruas na véspera do primeiro turno da eleição.

O vídeo foi um fracasso, eles foram chamados de "petistas disfarçados" por usar a cor laranja e o ato teve quatro pessoas, Chequer incluído.

Em 13 de março deste ano, o movimento de Chequer, rebatizado de Vem Pra Rua, ajudou a levar 500 mil pessoas à av. Paulista, segundo o Datafolha, na maior manifestação política da história do país.

No recém-lançado "Vem Pra Rua - A História do Movimento Popular que Mobilizou o Brasil", Chequer e o cofundador Colin Butterfield relatam as trapalhadas do começo do movimento, seu crescimento e a relação com outros grupos de rua e políticos.

Descrevem no livro o que chamam de "alegria cívica" que sentiam nos protestos. "É um bem-estar parecido com aquele que você sente depois de fazer ginástica e perceber que ficou mais saudável."

Relatam a emoção com o verde e amarelo nas ruas e a relação amigável com a PM. Ideologicamente, definem-se a favor de um Estado pequeno, que busque eficiência de mercado e que cuide das "parcelas mais pobres". Rejeitam a divisão direita/esquerda.

LAMENTOS

Com tom mais moderado que os outros grupos que disputaram protagonismo nos atos anti-PT - o MBL (Movimento Brasil Livre) e o Revoltados Online -, os autores descrevem o desconforto de terem a seu lado nos protestos partidários de intervenção militar e políticos de carreira.

Os impasses entre os movimentos aparecem na competição pelo melhor lugar na Paulista, na definição de pautas (o VPR tomou mais tempo para aderir à tese do impeachment) e de agenda de atos.

"Fiquei muito irritado com a chamada do MBL", diz Butterfield, referindo-se ao espaço curto entre dois atos de 2015 -o segundo teve público reduzido e o governo tripudiou.

Definindo o grupo como suprapartidário, os autores reclamam de serem associados ao PSDB -em 2014, apoiaram Aécio Neves, dizem, "por simples conjuntura". Ressaltam que sempre se sustentaram com recursos próprios.

Outro lamento é serem apontados como elitistas. "Gostaríamos de ter os mesmos direitos para fazer isso [protestar] que qualquer outro cidadão", escrevem.

Com o prosseguimento do processo de impeachment, a pressão se estendeu dos protestos de rua para os gabinetes no Congresso. Chequer e Butterfield contam como montaram um "mapa do impeachment" na internet para expor parlamentares indecisos ou anti-impeachment.

Membros do grupo organizaram atos até em frente às casa de familiares de políticos.

Com o PT fora do Planalto, o livro se dedica a apontar caminhos para o movimento, como a defesa do voto distrital e de reformas estruturais.

À reportagem Chequer disse ver no governo de Michel Temer "aspectos positivos e negativos" e cobrou "maior conexão" com a sociedade que foi às ruas. "Estão isolados."

O líder do movimento que começou antigoverno repetiu a dedicatória que Butterfield deu em exemplar do livro para Temer e afirmou: "O presidente pode contar com o Vem Pra Rua para implementar as pautas que estamos defendendo", citando as reformas trabalhista e previdenciária. "Com esse alinhamento, estamos abertos a ajudar."

"Vem Pra Rua - A história do movimento popular que mobilizou o Brasil"

Autores: Rogerio Chequer e Colin Butterfield

Editora: Matrix

Quanto: R$ 39,90 (292 págs.)

Com informações da Folhapress.

LEIA TAMBÉM: Temer quer ajuda do MBL para pensar reformas do governo

PARTILHE ESTA NOTÍCIA

RECOMENDADOS

mundo Insólito Há 10 Horas

Viúvo casa com sogra e cerimônia é organizada pelo sogro; entenda

mundo RÚSSIA-UCRÂNIA Há 8 Horas

Putin ameaça ataque nuclear contra o Ocidente na Ucrânia

mundo México Há 10 Horas

Três turistas são mortos e jogados em poço em viagem de surf no México

mundo França Há 3 Horas

Jovem mata a avó com serra elétrica e tenta esconder corpo no galinheiro

politica Bolsonaro Há 9 Horas

Bolsonaro volta a ser internado em Manaus após infecção na perna e no braço

brasil Rio Grande do Sul Há 11 Horas

Quase 850 mil pessoas são afetadas por chuvas no Rio Grande do Sul

mundo EUA Há 12 Horas

Polícia surpreende homem que queria companhia para festejar aniversário

brasil CHUVA-RS Há 12 Horas

Temperaturas caem e RS terá onda de frio a partir de quarta-feira (8)

mundo Espanha Há 5 Horas

Jovem morre atropelado por metrô após descer à linha para urinar

fama Betinho Há 11 Horas

Morre o cantor Betinho, sucesso nas trilhas sonoras de novelas