ONG pede à FIFA que pare jogos nos assentamentos israelenses

Num comunicado, a HRW afirma que os colonatos judaicos representam uma violação dos direitos humanos

© Amir Cohen/Reuters

Esporte Cisjordânia 25/09/16 POR Notícias Ao Minuto

A organização de defesa dos direitos humanos Human Rights Watch (HRW) pediu hoje à FIFA o fim da realização de jogos de futebol nos assentamentos israelenses na Cisjordânia, em que os palestinos são excluídos.

PUB

"A FIFA patrocina jogos em assentamentos israelenses na Cisjordânia, em territórios ilegalmente retirados aos palestinos", concluiu uma investigação da organização não-governamental (ONG).

Num comunicado, a HRW afirma que os colonatos judaicos representam uma violação dos direitos humanos e pede à Federação Internacional de Futebol (FIFA) que pressione a sua afiliada, a Associação de Futebol de Israel, para deslocar para Israel "todos os jogos e atividades" que apoia.

Em causa estão seis clubes israelitas que funcionam nos colonatos na Cisjordânia -- ocupada por Israel há 50 anos - e onde é proibida a entrada da população palestina.

"Ao realizar jogos em terras roubadas, a FIFA está a manchar a bela modalidade do futebol", considera Sari Bashi, o diretor da HRW para Israel e a Palestina.

O responsável recorda, na nota, que a FIFA tem uma nova liderança e fez, este ano, "novos compromissos em relação aos direitos humanos" e "realizar atividades nos assentamentos é incompatível" com estes compromissos.

"A FIFA deve tomar a iniciativa de mostrar um cartão vermelho aos clubes dos colonatos e insistir para que a Associação de Futebol de Israel jogue de acordo com as regras", defende o responsável.

Os clubes oferecem serviços aos israelitas, mas os cerca de 2,5 milhões de palestinos da Cisjordânia -- à exceção de trabalhadores com autorizações especiais -- não podem entrar nos colonatos e, assim, são impedidos de participar, integrar as equipas ou mesmo assistir aos jogos como espectadores.

A FIFA, apesar de ser uma organização sem fins lucrativos, "está envolvida em atividades comerciais substanciais" no âmbito da indústria do futebol profissional, que gera receitas de 33 mil milhões de dólares por ano.

A organização refere no comunicado que "os assentamentos são ilegais à luz da lei humanitária internacional, viola a quarta Convenção de Genebra e é um crime de guerra", acrescentando que os colonatos são construídos em terras retiradas aos palestinos. (Lusa)

 

PARTILHE ESTA NOTÍCIA

RECOMENDADOS

Esporte Brasil 27/04/24

Estátua de Daniel Alves em Juazeiro vai ser retirada; entenda

Esporte Neymar 27/04/24

Ex-Barcelona rasga elogios a Neymar e coloca brasileiro acima de Messi: 'Meu jogador favorito'

Esporte FLAMENGO-BOTAFOGO 27/04/24

Tite já ouve cornetas soarem no Flamengo e clássico vira jogo de risco

Esporte Campeonato Brasileiro 27/04/24

Atlético-MG enfrenta o Cuiabá, de Deyverson, para encostar nos líderes do Brasileirão

Esporte Campeonato Brasileiro 27/04/24

Grêmio vai a Salvador para enfrentar o Bahia na busca da liderança do Brasileirão

Esporte Inglaterra 27/04/24

Sporting 'mais aliviado'. Liverpool chega a acordo com novo treinador

Esporte Campeonato Brasileiro 27/04/24

Com ingressos esgotados, Vasco recebe Criciúma pelo Brasileirão

Esporte FUTEBOL-SANTOS 27/04/24

Técnico Fábio Carille tem nove dias para ajustar Santos

Esporte Campeonato Inglês 27/04/24

Liverpool cede empate ao West Ham e se distancia da briga pelo título do Campeonato Inglês

Esporte Santa Catarina 27/04/24

Após derrota para o Santos, Avaí demite o técnico Eduardo Barroca