Vitamina D auxilia na hipertrofia muscular; saiba mais

O cotidiano impõe rotina acelerada, onde a vida é monitorada via ritmo do relógio, e esta realidade impede cada vez mais a exposição solar

© DR

Lifestyle BANHO DE SOL 26/09/16 POR Notícias Ao Minuto

A deficiência de vitamina D no âmbito popular sempre teve maior relação com a saúde óssea - porém sua suplementação já é relacionada à performance muscular há décadas. Estudos monstram que já em 1927 alguns atletas nadadores alemães foram submetidos à irradiação por lâmpadas ultravioleta a fim de elevar a quantidade de vitamina D e melhorar a performance - desde então essa prática ganhou notoriedade.

PUB

De acordo com o Nutricionista Hugo Comparotto “considerando a saúde musculoesquelética de idosos, este tema vem ganhando grande destaque na ciência desde meados dos anos 2.000, mostrando melhora no funcionamento neuromuscular, resultando em melhor tempo de reação, equilíbrio e força muscular, quando se tem níveis mais adequadados de vitamina D. A maioria dos estudos, tanto com idosos e praticantes de atividade física ou atletas, monstram esta relação positiva entre a vitamina D e o aumento de força muscular, o que podemos extrapolar para hipertrofia, já que o processo de ganho de força, com treino individualizado e direcionado, pode levar ao aumento de massa muscular ou hipertrofia”, diz o nutricionsita.

A contribuição da Vitamina D para o aumento da força muscular

Nós temos receptores da vitamina D em quase todos os tecidos do nosso corpo, incluindo o músculo esquelético. Hugo explica: “a contribuição da Vitamina D no processo hipertrófico está relacionada ao aumento da força muscular, redução de dores musculares, tempo de recuperação, auxílio no bom equilíbrio hormonal e participação no processo de produção de hormônios relacionados a síntese proteica, ou seja, hormônios anabólicos como a testosterona, podendo resultar na melhora da performance e hipertrofia muscular. Constatamos isso principalmente na população idosa, onde observa-se uma melhora na função neuromuscular com a suplementação de Vitamina D, previnindo perda de força e massa muscular e, assim, quedas ou fraturas, possibilitando melhor qualidade de vida e independência para essa população”.

Hugo chama atenção ainda para o desconhecimento da relação de bons níveis de vitamina D na melhora da performance. Isso pode ser um dos fatores que contribuem para o catabolismo, perda de força, de potência, tempo de reação e equilíbrio muscular, dores musculares crônicas, riscos aumentados de lesões ósseas e infecções virais do trato respiratório e baixo rendimento.

Atletas ou praticantes de atividade com risco de deficiência de vitamina D incluem aqueles que:

- Têm baixa exposição ao sol no ambiente de treinamento. Por exemplo, treino no início da manhã e final da tarde ou treino em ambiente fechado

- Têm pigmentação da pele escura

- Vestuário que cobre a maior parte ou a totalidade do seu corpo

- Possuem deficiência física como, por exemplo, membros menores ou amputados

- Têm má absorção gastrointestinal, por exemplo, doença celíaca ou má absorção de gordura

- Têm história familiar de lesão óssea / distúrbios ou deficiência de vitamina D

 

Leia também: Os benefícios da vitamina D para a saúde

PARTILHE ESTA NOTÍCIA

RECOMENDADOS

fama Luto Há 20 Horas

Morre aos 95 anos o ator e comediante José Santa Cruz

tech ESA Há 18 Horas

Sonda da Agência Europeia detecta 'aranhas' em Marte

fama DEBORAH-EVELYN Há 17 Horas

Famosos cometem gafe ao elogiar Deborah Evelyn em foto com marido

mundo Titanic Há 21 Horas

Relógio de ouro do homem mais rico no Titanic vai ser leiloado

brasil Paraíba Há 16 Horas

Menina de 6 anos tem pinos colocados em perna errada

lifestyle Signos Há 17 Horas

Estes são os três signos que adoram ser independentes!

mundo Argentina Há 20 Horas

Bebê morre após ser abandonado pela mãe em stand de carros na Argentina

fama Iraque Há 12 Horas

Influencer iraquiana é morta a tiros em Bagdá

tech Ataque Há 17 Horas

Hackers vazam imagens de pacientes de cirurgia nus e prontuários de clínica de saúde sexual

mundo Equador Há 19 Horas

Queda de helicóptero militar no Equador causa morte dos oito tripulantes