Anticoncepcional pode causar manchas na pele; conheça tratamentos

Não há uma causa definida do melasma, mas muitas vezes a condição está relacionada ao uso de anticoncepcionais femininos, à gravidez e principalmente à exposição solar

© DR

Lifestyle MELASMA 27/09/16 POR Notícias Ao Minuto

Manchas escuras ou acastanhadas — que aparecem principalmente nas maçãs do rosto, testa, nariz, lábio superior e na lateral dos braços e colo — o melasma é uma dermatose que afeta principalmente mulheres em idade fértil, com peles mais morenas e que residem em países de climas quentes.

PUB

"É uma condição crônica e, apesar de não ter cura, o uso de dermocosméticos, procedimentos dermatológicos, ou a junção dos dois, promovem controle e melhora significativa das manchas", comenta a farmacêutica Luisa Saldanha, diretora técnica da Pharmapele.

Causas

"De acordo com a Sociedade Brasileira de Dermatologia, não há uma causa definida do problema, mas muitas vezes a condição está relacionada ao uso de anticoncepcionais femininos, à gravidez e principalmente à exposição solar", explica a farmacêutica.

"No melasma, há um estímulo para as manchas na pele, na medida em que os melanócitos (células que produzem a melanina) trabalham demais produzindo pigmento. Também sabemos que a predisposição genética e o histórico familiar influenciam no surgimento das manchas." Doenças da tireóide também podem estar relacionadas com a dermatose.

Tratamentos

O exame clínico dermatológico indica o diagnóstico e o tratamento adequado da condição crônica, explica a farmacêutica. "A melhora depende também do comportamento do paciente, seguindo a prescrição dermatológica religiosamente e tomando o máximo de cuidado com a fotoexposição", comenta.

No caso dos cremes — manipulados ou industrializados — muitos ingredientes são indicados para o controle do problema: "Desde ácidos mais agressivos como retinóico e glicólico até ativos como o ácido kójico e antioxidantes como o ácido ferúlico e o ascórbico - a famosa Vitamina C. Como alguns produtos são fotossensíveis, o dermatologista é o profissional ideal para direcionar o tratamento", explica.

Segundo Luisa Saldanha, o ingrediente Hidroquinona permanece como o agente isolado de maior eficácia e reconhecidamente o despigmentante mais efetivo para o tratamento do melasma. "Mas seu uso provoca frequentes e importantes efeitos adversos, como a morte dos melanócitos com consequente aparecimento de manchas brancas na pele", conta.

"O mercado já dispõe de ingredientes mais seguros com eficácia comprovada, como Skin Whitening Complex, Nicotinamida e a Vitamina C em nanopartículas. Além deles, Alfa-arbutin e o ácido kójico inibem a enzima responsável pela formação de pigmento (a tirosinase); também é importante o uso de alfa e beta-hidroxiácidos que estimulem a renovação celular", completa.

A questão da fotoproteção é indispensável para estabilizar os benefícios dos tratamentos. "O uso de fotoprotetores com no mínimo FPS 30 para rosto e corpo (nas áreas mais expostas) deve ser diário e esse produto deve conter ativos como dióxido de titânio e óxido de zinco, que formem uma proteção física contra os raios ultravioletas", destaca a dermatologista. "A reaplicação do filtro solar — mesmo no inverno — deve ser feita a cada duas horas em ambientes abertos e a cada quatro horas em ambientes fechados", completa.

Alguns suplementos orais, explica a farmacêutica, podem ser usados, além de lasers, luz pulsada e peelings. "As cápsulas orais com ativos antioxidantes vêm sendo utilizadas e oferecem benefícios na proteção contra os raios UV. O Polypodium Leucotomos, um ingrediente que age como protetor de dentro para fora, pode ser utilizado conjuntamente com outras vitaminas orais como extrato de romã, Vitamina C e E e selênio", afirma. Nas clínicas, o tratamento dermatológico mais realizado para pacientes com melasma é o laser, também utilizado no inverno, finaliza a farmacêutica.

Leia também: Como resolver os 5 piores problemas de pele

PARTILHE ESTA NOTÍCIA

RECOMENDADOS

fama Luto Há 23 Horas

Morre aos 95 anos o ator e comediante José Santa Cruz

tech ESA Há 21 Horas

Sonda da Agência Europeia detecta 'aranhas' em Marte

fama DEBORAH-EVELYN Há 20 Horas

Famosos cometem gafe ao elogiar Deborah Evelyn em foto com marido

brasil Paraíba Há 19 Horas

Menina de 6 anos tem pinos colocados em perna errada

lifestyle Signos Há 20 Horas

Estes são os três signos que adoram ser independentes!

mundo Argentina Há 23 Horas

Bebê morre após ser abandonado pela mãe em stand de carros na Argentina

fama Iraque Há 16 Horas

Influencer iraquiana é morta a tiros em Bagdá

tech Ataque Há 20 Horas

Hackers vazam imagens de pacientes de cirurgia nus e prontuários de clínica de saúde sexual

mundo Equador Há 22 Horas

Queda de helicóptero militar no Equador causa morte dos oito tripulantes

brasil Rio de Janeiro Há 22 Horas

Mãe e filha passam os dias em McDonald's no Leblon, no Rio de Janeiro