Google anuncia centro de computação em nuvem no Brasil

Na prática, isso pode significar vídeos que carregam mais rápido ou, no caso de lojas virtuais, maior velocidade para a aprovação de pagamentos, entre outros benefícios

© DR

Tech TECNOLOGIA 29/09/16 POR Folhapress

O Google anunciou nesta quinta-feira (29) o lançamento de sua primeira infraestrutura para computação em nuvem no Brasil.

PUB

O complexo de servidores deverá começar a funcionar em 2017, no Estado de São Paulo -por razões de segurança, a empresa não informa o local exato.

Dedicado a armazenar remotamente informações e aplicações de outras empresas, a infraestrutura do Google chega após Amazon e Microsoft trazerem seus datacenters do gênero para o país, em 2011 e 2014, respectivamente.

A presença da nuvem do Google no Brasil pode trazer mais agilidade no tráfego de informações de empresas que atuam no país e usuárias do serviço em centros de computação em nuvem de outras regiões que optarem por migrar para cá, diz Fábio Andreotti, diretor de Google Cloud Plataform para a América Latina.

Na prática, isso pode significar vídeos que carregam mais rápido ou, no caso de lojas virtuais, maior velocidade para a aprovação de pagamentos, diz o executivo.O centro de computação do Google não armazenará informações de produtos da empresa destinados a consumidores finais (como Gmail ou contas de usuários), nem aplicações do próprio Google, como Waze e YouTube.

"O que foi feito no mercado de computação em nuvem até hoje não é nem 2% do potencial dele. Acreditamos que, até 2020, o Google será uma empresa mais de 'cloud' do que de buscas."

APLICATIVOS

Além de anunciar sua plataforma de nuvem no Brasil, o Google também apresentou inovações em sua plataforma Apps for Work (destinada ao mercado corporativo), que passa a se chamar agora G Suite.

Incorporando ferramentas de machine learning (aprendizado de máquinas), serviços da plataforma de softwares corporativos da empresa passam a "aprender" com o comportamento de seus usuários, com o objetivo de gerar aumento da produtividade, explica Alessandro Leal, diretor do G Suite Brasil.

Como exemplo, o aplicativo Inbox, para acesso ao Gmail, passa a aprender respostas comuns de seus usuários em diferentes ocasiões e, com isso, sugerir respostas automáticas personalizadas. Com informações da Folhapress.

PARTILHE ESTA NOTÍCIA

RECOMENDADOS

politica CHUVA-RS Há 14 Horas

Mortes pelas chuvas chegam a 75 e governador fala em 'Plano Marshall'

mundo Miami Há 22 Horas

Saco com é cobras encontrado nas calças de passageiro em aeroporto

justica Santos Há 18 Horas

Homem é flagrado abusando sexualmente de moradora em situação de rua

fama MADONNA-RIO Há 22 Horas

Madonna fez da praia de Copacabana a maior pista de dança do mundo

fama MADONNA-RIO Há 17 Horas

Madonna posta vídeo abraçada com Pabllo Vittar e agradece ao Brasil

fama Bruce Willis Há 22 Horas

Após diagnóstico de demência, como está Bruce Willis?

fama BERNARD-HILL Há 15 Horas

Morre Bernard Hill, que atuou em 'Titanic' e 'Senhor dos Anéis', aos 79 anos

brasil Rio Grande do Sul Há 19 Horas

Loja da Havan fica debaixo d'água em Lajeado, no Rio Grande do Sul

mundo enchentes no Rio Grande do Sul Há 15 Horas

Papa Francisco reza por vítimas de chuvas no Rio Grande do Sul

mundo EUA Há 14 Horas

Padre usa 200 mil reais do cartão da igreja para jogar 'Candy Crush'