Referendo mudará destino da Colômbia, diz presidente

Cidadãos votam neste domingo acordo de paz com as Farc

© Reuters

Mundo Votação 02/10/16 POR Notícias Ao Minuto

O presidente da Colômbia, Juan Manuel Santos, se mostrou confiante de que o resultado do referendo deste domingo (2) sobre o acordo com as Farc mudará o destino de seu país.

PUB

 O chefe de Estado votou em Bogotá, nos arredores do Palácio de Nariño, sede da Presidência da República. "Acabo de depositar meu voto nesta eleição histórica que, espero, mudará a história deste país para melhor. Terminar uma guerra de 52 anos, abrir o caminho para a paz, e a paz nos levará a um futuro melhor", disse.

 Santos ainda lembrou que a data do referendo coincide com o dia de nascimento do líder pacifista indiano Mahatma Gandhi, 2 de outubro de 1869. "Foi Gandhi quem nos disse que a paz era o caminho, e isso os colombianos devem assimilar: levar em seus corações que a paz é o caminho para que nossos filhos e netos tenham um país melhor", acrescentou.

 Mais de 34 milhões de colombianos estão aptos a votar na consulta popular, e as pesquisas mais recentes dão o "sim" em vantagem. Se o resultado se confirmar, o acordo de paz entre Bogotá e as Forças Armadas Revolucionárias da Colômbia será definitivo.

 Firmado pelas duas partes na última segunda-feira (26), em Cartagena das Indias, o documento de 297 páginas põe fim a um conflito que já dura 52 anos e deixou mais de 220 mil mortos. De orientação marxista, as Farc nasceram em 1964 com o objetivo de implantar um regime socialista e a reforma agrária.

 No entanto, o grupo passou a crescer exponencialmente a partir da década de 1980, sob acusações de usar o narcotráfico para financiar suas atividades. Uma onda de sequestros, extorsões, torturas e atentados abalou a popularidade da guerrilha, que nos anos 2000 foi um dos alvos do "Plano Colômbia", um projeto bilionário dos Estados Unidos para apoiar Bogotá na luta contra o tráfico de entorpecentes.

 A guerra às drogas de Washington ajudou a enfraquecer as Farc, que perderam vários de seus comandantes nesse período. As negociações de paz começaram em 2012, após a chegada de Juan Manuel Santos ao poder, substituindo Álvaro Uribe, entusiasta do uso da força para derrotar o grupo. As tratativas ocorreram em Havana, com mediação dos governos de Cuba e Noruega, mas avançaram a passos lentos.

 A paz só ficou palpável em setembro de 2015, quando Bogotá e a guerrilha entraram em acordo sobre o modelo de justiça que será aplicado àqueles que cometeram crimes durante os 52 anos de conflito. Esse ponto era um dos principais entraves das negociações.

 Inicialmente, a assinatura do pacto de paz estava prevista para março de 2016, data depois alterada para 20 de julho. Contudo, as tratativas só foram concluídas em 23 de agosto, dando início a um cessar-fogo bilateral. A última etapa é o referendo de 2 de outubro, quando a população dirá se aceita ou não o acordo.

 O tratado

 A Colômbia e o grupo acertaram a criação de uma jurisdição especial e de um tribunal para analisar todos os casos relacionados ao conflito armado. Essa corte terá duas seções, uma de sentença - destinada àqueles que assumirem a responsabilidade pelos seus atos (penas de cinco a oito anos de prisão) - e outra de julgamento - para os processos em que for necessária uma comprovação dos fatos (até 20 anos de cadeia).

 Um ponto crucial é que não apenas os guerrilheiros estarão sujeitos à justiça, mas sim "todos os que, de maneira direta ou indireta", foram responsáveis por crimes de guerra e lesa humanidade, como civis e agentes da Força Pública. O acordo também prevê penas alternativas, que não impliquem em detenções em regime fechado. Além disso, alguns mecanismos darão garantias de não extradição para membros da guerrilha. (ANSA)

PARTILHE ESTA NOTÍCIA

RECOMENDADOS

mundo EUA Há 11 Horas

Faxineira pede demissão após 27 minutos de trabalho em hotel; entenda

fama Anthony Vella Há 9 Horas

YouTuber sofre grave acidente em queda de paraglider filmada; assista

fama Gusttavo Lima Há 10 Horas

Gusttavo Lima interrompe espetáculo após mulher ser agredida

economia DESENROLA-BRASIL Há 11 Horas

Saiba como se inscrever no Desenrola Brasil e negociar suas dívidas

mundo EUA Há 11 Horas

Desaparecida, filha do co-fundador do Slack é flagrada em van com homem

esporte São Paulo FC Há 11 Horas

Filho de Will Smith posta foto com camisa do São Paulo e web reage; veja

justica Violência Há 2 Horas

Homem é assassinado com 23 tiros durante raio-x em hospital na Bahia

justica Paraíba Há 9 Horas

Menina de 6 anos tem pinos colocados em perna errada

lifestyle Saúde Há 11 Horas

Três carboidratos que ajudam a controlar os níveis de açúcar no sangue

justica Régis Bittencourt Há 10 Horas

Casal de empresários é achado morto dentro de carro em posto de gasolina