Especialistas discutem como tirar a sustentabilidade do 'gueto verde'

O desafio é conseguir mobilizar as pessoas

© iStock

Lifestyle SUSTENTABILIDADE 03/10/16 POR Estadao Conteudo

Como sair da crise econômica olhando para o século 21 - e não mais para o século 20? Para um grupo de ambientalistas, empresários e líderes do setor financeiro em São Paulo, a única maneira é voltar a crescer dentro dos princípios da sustentabilidade, rumo a uma economia de baixo carbono. Mas, para isso acontecer, é preciso antes que esses princípios se espalhem pela sociedade para muito além do "gueto ambientalista".

PUB

Esse é o tema de um debate promovido em São Paulo nesta terça-feira, 4, pelo Instituto Democracia e Sustentabilidade (IDS), em parceria com o jornal O Estado de S. Paulo. Especialistas em comunicação para massas discutem como levar essa mensagem para o maior número possível de pessoas, a fim de promover uma mudança.

Entre os convidados, o destaque é o cineasta Fernando Meirelles, que falará sobre como levou para a abertura da Olimpíada no Rio o tema das mudanças climáticas para 3,5 bilhões de pessoas. Depois haverá a mesa redonda "Desafios e tendências da comunicação para a sustentabilidade".

Dela participam, além de Meirelles, Mônica Gregori, sócia da Agência Cause, que fez o estudo "O Fluxo das Causas", sobre desafios e oportunidades de comunicar grandes causas como cidades sustentáveis e mudanças climáticas; Ricardo Guimarães, especialista em comunicação e identidade de marca; e Tom Moore, um dos responsáveis pela articulação da campanha global de comunicação dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável no Brasil.

João Paulo Capobianco, presidente do Conselho Diretor do IDS, explica que o desafio é conseguir mobilizar as pessoas. "É uma questão central para a qualidade de vida de todos. Precisamos criar espaço para levar informações para as pessoas e mobilizá-las para atuar nesse campo", diz.

Questionado sobre quais tipos de pessoas deveriam incorporar esse conceito para que de fato ele possa sair do tal "gueto ambientalista", afirmou: "É importante conquistar lideranças do setor empresarial, governamental, as pessoas que pensam a economia, para que elas incorporem a questão da sustentabilidade de forma estrutural e passem a discutir e pensar soluções para o país incorporando essa questão".

Ele citou a crise. "Todo mundo quer sair da crise, mas como vamos fazer isso? Com o pré-sal ou com energias renováveis? Ainda dando subsídios para o transporte individual e a gasolina ou investindo em transporte coletivo? É essa discussão que queremos levar adiante." Com informações do Estadão Conteúdo.

PARTILHE ESTA NOTÍCIA

RECOMENDADOS

fama A Grande Conquista 2 Há 12 Horas

Ex-Polegar pega faca durante discussão e é expulso de reality

politica Arthur Lira Há 13 Horas

Felipe Neto é autuado por injúria em inquérito aberto a pedido de Arthur Lira

mundo Posição de Lótus Há 14 Horas

O misterioso caso da múmia escondida em estátua de Buda

fama GISELE-BÜNDCHEN Há 14 Horas

Gisele Bündchen recebe apoio de prefeito após chorar durante abordagem policial nos EUA

lifestyle Signos Há 15 Horas

Quatro signos que nasceram para serem famosos

brasil Santa Catarina Há 15 Horas

Homem morre após ser atacado por quatro pitbulls em quintal de casa em SC

fama Iraque Há 12 Horas

Influencer iraquiana é morta a tiros em Bagdá

fama SAMARA-FELIPPO Há 10 Horas

Filha de Samara Felippo é alvo de racismo em escola, diz site

economia REINHART-KOSELLECK Há 13 Horas

Quem é o historiador lido por Haddad após bronca de Lula

brasil MORTE-SP Há 9 Horas

Morte de jovem após deixar sauna gay causa pânico; relembre histórico