China faz tudo para se tornar 'potência aérea global'

O país asiático considera os aviões grandes como um passo necessário para aumentar sua influência internacional

© Reuters

Mundo influência 03/10/16 POR Notícias Ao Minuto

A liderança chinesa considera o investimento na aviação do país, civil e militar, como uma das primeiras prioridades, esperando que isso ajude Pequim a melhorar sua indústria manufatureira, a promover a inovação e a melhorar a defesa nacional, informa a agência Xinhua.

PUB

Geng Ruguang, vice-presidente executivo da Corporação de Indústria de Aviação da China (AVIC), descreveu a indústria aeronáutica como a "joia de coroa" da indústria manufatureira, dizendo que a China tem potencial para "se tornar uma potência aérea global".

A AVIC é a principal empresa de construção de aviões e de defesa no desenvolvendo de alguns dos maiores projetos chineses, incluindo o AVIC TA-600, o Comac C919 e o Xian Y-20. O avião AVIC TA-600, conhecido também como AG-600, é alegadamente o maior avião anfíbio no mundo. Ele deverá realizar seu voo inaugural até ao fim deste ano. O avião é projetado para combater incêndios florestais e realizar missões de salvamento no mar.

No ano passado, a China revelou o Comac C919, um avião a jato que poderá competir com os aviões de passageiros produzidos pela Boeing e Airbus. O avião realizará seu primeiro voo no próximo ano. O Comac está sendo construído por várias empresas, inclusive a AVIC.

O avião de transporte militar grande Xian Y-20 está ao serviço do Exército de Libertação Popular desde 6 de junho de 2016.

Aparentemente, a China considera os aviões grandes como um passo necessário para aumentar sua influência internacional. Geng Ruguang chamou-os mesmo como elemento de uma "grande potência".Os esforços mais recentes de Pequim foram aplicados em desenvolver um motor chinês.

Em 28 de agosto, o país criou a Corporação de Motores Aéreos da China (AECC) encarregada de ciar um "coração" para os aviões nacionais. A AECC deverá demonstrar alguns dos motores na exibição conhecida como Airshow China, que será realizada em 1-6 de novembro em Zhuhai. Entretanto, alguns especialistas duvidam que a China seja capaz de eliminar seu atraso tecnológico. "Os engenheiros chineses são capazes de construir motores aéreos militares, mas ainda têm de dominar competências para desenvolver e produzir os grandes e poderosos motores turbofan utilizados pelas companhias aéreas comerciais. Há anos que a China se está esforçando para produzir motores aéreos capazes de competir com seus congêneres estrangeiros, isso apesar do financiamento público", afirmou o site Defence Aviation. (Sputnik Brasil)

Leia também: Índia: terceiro maior emissor de poluentes assina acordo do clima

PARTILHE ESTA NOTÍCIA

RECOMENDADOS

fama A Grande Conquista 2 Há 14 Horas

Ex-Polegar pega faca durante discussão e é expulso de reality

politica Arthur Lira Há 15 Horas

Felipe Neto é autuado por injúria em inquérito aberto a pedido de Arthur Lira

mundo Posição de Lótus Há 16 Horas

O misterioso caso da múmia escondida em estátua de Buda

lifestyle Signos Há 17 Horas

Quatro signos que nasceram para serem famosos

fama GISELE-BÜNDCHEN Há 16 Horas

Gisele Bündchen recebe apoio de prefeito após chorar durante abordagem policial nos EUA

brasil Santa Catarina Há 16 Horas

Homem morre após ser atacado por quatro pitbulls em quintal de casa em SC

fama Iraque Há 14 Horas

Influencer iraquiana é morta a tiros em Bagdá

fama SAMARA-FELIPPO Há 12 Horas

Filha de Samara Felippo é alvo de racismo em escola, diz site

brasil MORTE-SP Há 11 Horas

Morte de jovem após deixar sauna gay causa pânico; relembre histórico

economia REINHART-KOSELLECK Há 15 Horas

Quem é o historiador lido por Haddad após bronca de Lula