Palácio Pedro Ernesto foi o mais danificado no Rio

Os vestígios da violência no confronto entre manifestantes e policiais, após o protesto de professores na noite de ontem, 15, estavam espalhados por diversos pontos do Centro do Rio na manhã desta quarta-feira, 16. Ao menos cinco agências bancárias foram depredadas na Cinelândia, prédios tiveram as fachadas de vidro destruídas, e pontos de ônibus e placas de sinalização foram arrancadas.

© Reuters

Brasil Estragos 16/10/13 POR Agencia Estado

Principal alvo dos manifestantes, o Palácio Pedro Ernesto, onde funciona a câmara de vereadores, teve vidros quebrados e as laterais completamente pichadas.

PUB

A limpeza dos estragos na Câmara começou por volta das 6h da manhã. Vidros foram quebrados, os portões forçados e toda a lateral do prédio foi pichada pelos manifestantes. Uma equipe da Companhia de Limpeza Urbana do Rio (Comlurb) passou a manhã lavando e pintando as inscrições que questionavam a atuação da polícia e dos vereadores.

"Não foi pior por quê houve uma proporcionalidade na precaução. Reforçamos os cadeados, as portas e as proteções aos vidros, mas ainda assim encontramos muitas pedras e bolas de gude no interior do prédio", afirmou o zelador da Câmara, José Carlos Araújo, que acompanhava a limpeza. Segundo ele, os manifestantes tentaram atear fogo nas janelas do palácio. "Ficamos assustados por que nossa integridade física estava em risco", completou.

No local, o policiamento foi reforçado durante a manhã, com a presença de seis viaturas da Guarda Municipal e três da Polícia Militar. Na frente do palácio, onde até ontem manifestantes mantinham um acampamento, apenas dois manifestantes realizavam um protesto com cartazes.

Estragos - Próximo ao palácio, cinco agências bancárias foram depredadas na Cinelândia. Uma delas, virou alvo pela terceira vez, segundo um dos funcionários que não quis se identificar. Os tapumes instalados para a proteção de vidraças não foram suficientes para conter a violência dos manifestantes, que quebraram cinco terminais de atendimento e também a porta giratória da agência.

Uma lanchonete da rede McDonald's também foi depredada e teve portas e vidros quebrados. Os prédios da EBX, na Rua do Passeio, e da Justiça Federal, na Av. Rio Branco, foram alvo de pedras e paus que quebraram as vidraças da fachada. No Clube Militar, também na avenida Rio Branco, os manifestantes chegaram a atear fogo nos tapumes de proteção da porta.

Na Av. Presidente Wilson, o Consulado Geral dos Estados Unidos também foi atingido por pedras e paus, que quebraram parte da fachada de vidros blindados. O prédio também tinha marcas de fumaça próximo às vidraças quebradas. Até um coco foi usado pelos manifestantes para quebrar a fachada do edifício. Procurada, a assessoria do Consulado afirmou que não iria se manifestar sobre o ocorrido.

PARTILHE ESTA NOTÍCIA

RECOMENDADOS

fama Chicleteiros Há 21 Horas

Morre Missinho, primeiro vocalista da banda Chiclete com Banana

fama Emergência Médica Há 22 Horas

Tony Ramos passa por cirurgia de emergência após hemorragia intracerebral

justica Caraguatatuba Há 21 Horas

Adolescente de 16 anos desaparecida é achada morta; suspeito foi preso

fama Tony McFarr Há 20 Horas

Dublê de Chris Pratt em 'Guardiões da Galáxia' morre aos 47 anos

mundo Viral Há 13 Horas

Jovem é surpreendida em praia ao ver casa flutuando no mar

justica São Paulo Há 22 Horas

Homem é inocentado após passar 12 anos preso injustamente por estupro

economia Saque-Calamidade Há 21 Horas

Saque-Calamidade está disponível a trabalhadores de 59 cidades gaúchas

mundo EUA Há 20 Horas

Motorista perde controle de caminhão e fica pendurada em ponte; veja

fama JULIETTE-FREIRE Há 19 Horas

Juliette Freire expõe 'culpa grave' por fazer sexo com homens com quem não tinha intimidade

justica Pridão Há 14 Horas

Casal de influencers é preso por suspeita de movimentar R$ 20 milhões ilegalmente em jogo