Cinco anos após morte de Jobs, Apple sofre com a falta de ideias

Apesar disso, Apple é atualmente a maior empresa em valor de mercado no mundo e uma das mais influentes

© REUTERS/Danny Moloshok

Tech liderança 05/10/16 POR Notícias Ao Minuto

Há cinco anos, o gênio visionário da Apple, Steve Jobs, morria de parada respiratória em decorrência de um câncer de pâncreas. Ao longo dos seus 56 anos vividos, o norte-americano revolucionou a tecnologia, mas, sem sua liderança atualmente, a Apple sofre com a falta de ideias promissoras. A Apple é atualmente a maior empresa em valor de mercado no mundo e uma das mais influentes. No ano passado, o lucro líquido da companhia foi de US$ 53 bilhões, o valor mais alto entre as principais potências da alta tecnologia, como Facebook, Amazon e Microsoft. No entanto, o crescimento da empresa da "maçã" com sede em Cupertino, na Califórnia, fica cada vez mais lento e enfrenta muitos problemas, entre eles as baixas vendas do iPhone e iPad, por saturação do mercado, e a falta do sucesso do Apple Watch.   

PUB

De acordo com especialistas do mercado de tecnologia, a Apple não é mais a mesma de antes, ou, pelo menos, parece que faltam as ideias brilhantes de Jobs, que eram precursoras e mudou a vida de mais de uma geração. Entretanto, a corporação, particularmente na Europa, é questionada por certa arrogância na hora de realizar o pagamento de impostos. A Apple é acusada de tirar proveito de um regime fiscal permissivo na Irlanda, onde tem outra sede da marca.   

Porém, a empresa reagiu furiosamente ao receber uma multa de 13 milhões de euros imposta pela Comissão Europeia.   

Mas, o que todos lembram é o enorme potencial de Jobs. Desde a criação do Macintosh, o primeiro computador pessoal com "mouse", passando pelo iPod e a loja virtual iTunes Store, que mudou a maneira de adquirir música, o iPad e acima de tudo, o iPhone.   

Este último, Jobs substituiu os teclados por telas sensíveis ao toque, dando vida a uma verdadeira revolução. A Apple ainda tenta "inventar o futuro", inclusive o seu novo iPhone 7 abandonou a entrada para fone de ouvido.   

Desde sua morte em 5 de outubro de 2011, aos 56 anos de idade, Jobs inspirou vários livros e filmes, e seu famoso discurso aos graduados da Universidade de Stanford, em 2005, com a famosa frase " Stay hungry, stay foolish" ("Continue faminto, continue tolo", em tradução livre) é repetido como um mantra. Sua memória navega através de redes e também no site da Apple, que tem uma página dedicada a Jobs intitulada "Remembering Steve" ("Recordando Steve") que reúne publicações em tempo real de seus seguidores. Há milhões de pessoas de todo o mundo que compartilham memórias e mensagens. "Uma coisa que todos têm em comum, desde amigos pessoais a colegas e consumidores de produtos da Apple, é a maneira em que foram tocados por sua paixão e criatividade", diz uma publicação na página. (ANSA)

Leia também: Google lança lança o Daydream View, óculos de realidade virtual

PARTILHE ESTA NOTÍCIA

RECOMENDADOS

fama A Grande Conquista 2 Há 16 Horas

Ex-Polegar pega faca durante discussão e é expulso de reality

politica Arthur Lira Há 17 Horas

Felipe Neto é autuado por injúria em inquérito aberto a pedido de Arthur Lira

mundo Posição de Lótus Há 17 Horas

O misterioso caso da múmia escondida em estátua de Buda

lifestyle Signos Há 18 Horas

Quatro signos que nasceram para serem famosos

fama GISELE-BÜNDCHEN Há 18 Horas

Gisele Bündchen recebe apoio de prefeito após chorar durante abordagem policial nos EUA

brasil Santa Catarina Há 18 Horas

Homem morre após ser atacado por quatro pitbulls em quintal de casa em SC

fama SAMARA-FELIPPO Há 13 Horas

Filha de Samara Felippo é alvo de racismo em escola, diz site

fama Iraque Há 15 Horas

Influencer iraquiana é morta a tiros em Bagdá

brasil MORTE-SP Há 12 Horas

Morte de jovem após deixar sauna gay causa pânico; relembre histórico

economia REINHART-KOSELLECK Há 16 Horas

Quem é o historiador lido por Haddad após bronca de Lula