Apenas 3% das bonecas vendidas são negras, aponta levantamento

Estudo realizado pela ONG que promove a campanha 'Cadê nossa Boneca' monitorou fabricantes de brinquedos e lojas virtuais do País

© Reprodução

Lifestyle REPRESENTATIVIDADE 05/10/16 POR Notícias Ao Minuto

O Dia das Crianças está chegando e a procura por presentes para os pequenos já começa a se intensificar. Entretanto, de acordo com um estudo promovido pela ONG Avante – Educação e Mobilização Social, de Salvador (BA), que promove a campanha “Cadê Nossa Boneca?”, com o objetivo de conscientizar a sociedade e a indústria de brinquedos para a importância da representavidade na infância, de um total de 1.945 modelos de bonecas encontradas nos sites dos maiores fabricantes de briquedos do Brasil, apenas 131 são negras.

PUB

A pesquisa analisou a presença de bonecas negras no comércio online brasileiro. Dividida em duas etapas, o estudo se baseou, primeiro, na consulta de 31 principais empresas fabricantes do setor. Dessas, apenas 16 possuem bonecas negras no seu portfólio, e dos que fabricam bonecas negras, a proporção em relação a bonecas brancas é bem reduzida. O fabricante com maior número de bonecas negras foi o Milk, que apresenta em seu site 72 modelos, entre 475 que fabrica. Já os que registram maiores porcentagens foram Miele, com 25% dos modelos em bonecas negra, seguido por Sideral, com 23%, e Milk, com 15%.

 

A segunda etapa do estudo consistiu em levantar, dentre os principais revendedores online de brinquedos, a quantidade de bonecas negras disponíveis para compra. Foram analisados três sites de e-commerce: Americanas.com, Walmart.com e Ri Happy; e a proporção tende a ser ainda menor. Em média, não mais que 3% das bonecas disponíveis para compra são negras. A pior situação foi identificada no site das Americanas.com, em que do total de 3.030 bonecas à venda apenas 18 eram negras, representando apenas 0,6%. No site da Ri Happy, das 632 bonecas comercializadas online, apenas 17 modelos eram de negras, enquanto no e-commerce do Walmart a proporção era de apenas 20 entre 835 do total.

”Moramos em um país em que, segundo dados do IBGE, negros e pardos representam 53,6% da população brasileira. Ainda assim, nota-se a grande prevalência de bonecas brancas nos portfólios dos fabricantes. Em média, a proporção das mesmas em relação às bonecas negras é de 95%”, analisa Ana Marcilio, coordenadora da campanha e de projetos da Avante.

Ainda segundo a coordenadora, o estudo traz um importante alerta para toda a sociedade. Com a aproximação do dia das crianças, em que a compra de brinquedos tende a aumentar, as lojas não estão preparadas para oferecer produtos que representem as crianças brasileiras. ”A representatividade na infância, é algo muito importante para a formação da criança”, comenta Ana.

Leia também: Marca cria bonecas negras e faz sucesso na internet

PARTILHE ESTA NOTÍCIA

RECOMENDADOS

fama A Grande Conquista 2 Há 19 Horas

Ex-Polegar pega faca durante discussão e é expulso de reality

politica Arthur Lira Há 20 Horas

Felipe Neto é autuado por injúria em inquérito aberto a pedido de Arthur Lira

mundo Posição de Lótus Há 21 Horas

O misterioso caso da múmia escondida em estátua de Buda

lifestyle Signos Há 22 Horas

Quatro signos que nasceram para serem famosos

fama GISELE-BÜNDCHEN Há 21 Horas

Gisele Bündchen recebe apoio de prefeito após chorar durante abordagem policial nos EUA

brasil Santa Catarina Há 21 Horas

Homem morre após ser atacado por quatro pitbulls em quintal de casa em SC

fama SAMARA-FELIPPO Há 16 Horas

Filha de Samara Felippo é alvo de racismo em escola, diz site

fama Iraque Há 19 Horas

Influencer iraquiana é morta a tiros em Bagdá

brasil MORTE-SP Há 15 Horas

Morte de jovem após deixar sauna gay causa pânico; relembre histórico

economia REINHART-KOSELLECK Há 19 Horas

Quem é o historiador lido por Haddad após bronca de Lula