ABI repudia declarações de juiz e critica lentidão da Justiça

O desembargador é um dos responsáveis pela anulação do júri que condenou os policiais militares envolvidos no massacre do presídio em 1992

© Reuters

Brasil CARANDIRU 05/10/16 POR Folhapress

A ABI (Associação Brasileira de Imprensa) divulgou nesta quarta (5), uma nota de repúdio às declarações do desembargador Ivan Sartori, sobre a cobertura jornalística do julgamento do Carandiru. Sartori sugeriu na terça (4), em um post em uma rede social, que a imprensa paulista recebe dinheiro do crime organizado.

PUB

O desembargador é um dos responsáveis pela anulação do júri que condenou os policiais militares envolvidos no massacre do presídio em 1992.

Em nota, a ABI afirmou que considera a insinuação insultuosa, e que a imprensa limitou-se a comunicar o fato à opinião pública sem se imiscuir nas particularidades dos autos.

O comunicado ainda manifesta a perplexidade do órgão diante do que chamou de "inexplicável lentidão" no julgamento do processo. O assassinato de 111 detentos do presídio completou 24 anos este mês de outubro. Até agora, nenhum dos envolvidos foi preso.

"A ABI espera que o Tribunal de Justiça não eternize o julgamento dos acusados diante do sofrimento das famílias das vítimas", diz a nota.

JULGAMENTO

No último dia 27, o Tribunal de Justiça anulou o julgamento que havia condenado 74 policiais militares pelo massacre.

Como foi o massacre do Carandiru

Sartori presidiu a sessão. Além de votar pela anulação do júri, o desembargador ainda pediu a absolvição dos réus, sem necessidade de novo júri. Ele afirmou que "não houve massacre no Carandiru, mas sim legítima defesa [por parte dos PMs]".

O voto foi vencido -os outros dois desembargadores, Edison Brandão e Camilo Léllis, votaram pela anulação, não pela absolvição. Mas ainda há chances de prevalecer -dois outros desembargadores opinarão sobre a questão.

Sartori já ocupou o cargo de presidente do Tribunal de Justiça de São Paulo entre 2012 e 2013.

Leia na íntegra

A Associação Brasileira de Imprensa considera insultuosa a insinuação do Desembargador Ivan Sartori do Tribunal de Justiça de São Paulo ao afirmar que os veículos de comunicação teriam recebido dinheiro do crime organizado para produzir noticiário tendencioso sobre a anulação dos julgamentos dos acusados da chamada Chacina do Carandiru.

Ao registrar a decisão do Tribunal em procrastinar o desfecho do episódio que provocou a morte de 111 presos da antiga Casa de Detenção a imprensa limitou-se apenas em comunicar o fato à opinião pública sem se imiscuir nas particularidades dos autos do processo.

A ABI manifestou também, sua perplexidade diante da inexplicável lentidão em apreciar a responsabilidade dos envolvidos. Não se explica, nos dias de hoje, tamanha leniência em julgar os acusados.

Não se admite também que a Justiça de São Paulo tenha levado 24 anos para apreciar e julgar as peças desse processo.

Em 1924, durante o levante da antiga Força Pública, foram ouvidas na capital paulista 2.217 pessoas de diferentes nacionalidades e instaurados 1.693 inquéritos no prazo de seis meses. O Ministério Público Militar acolheu o relatório policial e ofereceu a denuncia em pouco mais de quarenta dias.

A ABI espera que o Tribunal de Justiça não eternize o julgamento dos acusados diante do sofrimento das famílias das vítimas. Com informações da Folhapress.

PARTILHE ESTA NOTÍCIA

RECOMENDADOS

fama Vídeo Há 11 Horas

Influenciadora digital agride mulher na rua em MG; veja vídeo

mundo Coreia do Norte Há 13 Horas

Coreia do Norte confirma míssil e promete reforçar "força nuclear"

fama Sean Diddy Combs Há 13 Horas

Imagens de videovigilância mostram rapper agredindo a ex-namorada

brasil CHUVA-RS Há 9 Horas

Submersa há 15 dias, cidade mais afetada do RS reabre casas a conta gotas

justica São Paulo Há 13 Horas

Professora e os dois filhos são mortos em SP; PM é suspeito

brasil Vídeo Há 12 Horas

Menino de 6 anos é salvo de apartamento em chamas no Rio Grande do Sul; veja vídeo

lifestyle Signos Há 14 Horas

Os cinco signos mais estranhos do zodíaco. Conhece alguém da lista?

mundo EUA Há 14 Horas

Motorista de 23 anos morre após ser atingida na cabeça por pedra nos EUA

brasil sul do brasil Há 12 Horas

Nova frente fria avança no Sul, e Inmet coloca parte do RS, Santa Catarina e Paraná em alerta

justica Pridão Há 12 Horas

Casal de influencers é preso por suspeita de movimentar R$ 20 milhões ilegalmente em jogo