Quanto maior o bocejo, maior o cérebro, diz estudo

Os humanos bocejam por uma média de sete segundos, os chimpanzés bocejam durante cinco segundos e os ratos demoram um segundo e meio bocejando

© DR

Lifestyle SÓ SONO? 07/10/16 POR Notícias Ao Minuto

Geralmente bocejamos porque estamos com sono, chateados ou não conseguimos concentrar, mas um novo estudo sugere que os bocejos podem indicar algo mais positivo: o tamanho do seu cérebro.

PUB

De acordo com a pesquisa conduzida por uma equipe de cientistas da Universidade Estadual de Nova York em Oneonta, o comprimento (ou duração) do bocejo está correlacionado com o tamanho do cérebro. Ou seja, quanto mais longo for o bocejo, maior será o cérebro da espécie.

O estudo, publicado na revista Biology Letters, mostra uma correlação entre a duração do bocejo e o peso do cérebro, bem como o número de neurônios corticais, ou seja, maior número de células no córtex cerebral, a maior região do cérebro.

Os cientistas, liderados pelo pesquisador Andrew Gallup, analisaram dados sobre o peso do cérebro de 29 mamíferos e depois seus bocejos, gravando a duração de cada bocejo, e chegaram a uma média para cada tipo de mamífero. O resultado: mamíferos com cérebros maiores bocejam por mais tempo.

Os cientistas verificaram ainda que os humanos bocejam por uma média de sete segundos, os chimpanzés bocejam durante cinco segundos e os ratos demoram um segundo e meio bocejando.

De acordo com o site britânico Metro, há muito tempo que se sugere que o bocejo é uma forma de conseguir mais oxigênio para o corpo, mas este estudo sugere uma hipótese diferente: que o bocejo é uma forma de refrescar um pouco o cérebro. 

Mas como? Através do influxo de ar frio do exterior e porque, ao bocejar, contraímos e depois relaxamos os músculos faciais, enviando mais sangue quente para o crânio, permitindo que o calor escape. Assim sendo, um cérebro maior requer um bocejo de mais tempo.

Leia também: Aprenda tudo o que a ciência já descobriu sobre o bocejo

PARTILHE ESTA NOTÍCIA

RECOMENDADOS

Lifestyle Suor 15/05/24

Odores nas axilas: O que podem indicar e quando procurar ajuda médica

Lifestyle Signos 14/05/24

Você sabe quais cores trazem sorte e prosperidade a cada signo?

Lifestyle Parkinson 15/05/24

Novo tratamento revela-se promissor ao reverter sintomas de Parkinson

Lifestyle Saúde 15/05/24

Níveis baixos de testosterona podem aumentar o risco de morte precoce

Lifestyle Saúde 15/05/24

Angioedema Hereditário: Uma doença rara que requer mais atenção

Lifestyle Cardiologia 15/05/24

Médico alerta sobre doença silenciosa que afeta 51 milhões de brasileiros

Lifestyle Ansiedade 15/05/24

Doze alimentos que ajudam a aliviar a ansiedade

Lifestyle Relacionamentos 15/05/24

Traição virtual: Até onde vai o poder de uma curtida?

Lifestyle Alimentação 15/05/24

Quer preservar a memória? Aposte em alimentos ricos em antioxidantes

Lifestyle Frutas 15/05/24

Veja quais as frutas consideradas mais saudáveis por um nutricionista