Instituto faz campanha contra o câncer de mama no Parque Ibirapuera

Além dos exames, a campanha tem uma roda-gigante iluminada de rosa, que representa os altos e baixos que a mulher diagnosticada com câncer de mama passa durante o tratamento

© Divulgação

Brasil Outubro Rosa 09/10/16 POR Notícias Ao Minuto

Mulheres com idade entre 40 e 69 anos podem fazer, gratuitamente, exames de mamografia no Parque Ibirapuera, zona sul da capital paulista, até quarta-feira (12). A ação faz parte da campanha Giro pela Vida, do Instituto Avon, e integra a mobilização do Outubro Rosa.

PUB

Além dos exames, a campanha tem uma roda-gigante iluminada de rosa, que representa os altos e baixos que a mulher diagnosticada com câncer de mama passa durante o tratamento. Um cinema ao ar livre exibe filmes que valorizam o protagonismo das mulheres. As atividades são gratuitas.

Gicelia Maria dos Santos, 48 anos, auxiliar de limpeza, aproveitou o domingo para fazer a mamografia. Segundo ela, duas mulheres da família já tiveram a doença. “Então, tenho de me prevenir. Faz um ano e meio que não faço o exame. No posto de saúde, demora seis meses para marcar. É uma perda de tempo”.

Irene Miranda Soares dos Santos, 63 anos, auxiliar de remoção de entulho, também aprovou a iniciativa. “É prevenção. Depois que a doença atinge fica mais complicado. Dependo de posto de saúde. É difícil. Em Guarulhos, é muito difícil marcar consulta.”

Senhas

Os exames de mamografia são feitos numa carreta do Hospital de Câncer de Barretos. No ano passado, mais de 65 mil pessoas participaram do evento e foram feitas 700 mamografias.

Para o exame, é preciso chegar cedo, já que são distribuídas apenas 60 senhas às 8h30. Para participar, é preciso apresentar o cartão do Sistema Único de Saúde (SUS), RG, CPF e comprovante de endereço. O resultado do exame é enviado para residência em até 50 dias.

O horário de funcionamento da roda-gigante e do cinema é de 10h às 21h. Para garantir o ingresso para os filmes, com sessões às 14h, 16h e 19h, é preciso chegar com uma hora de antecedência.

Com informações da Agência Brasil.

PARTILHE ESTA NOTÍCIA

RECOMENDADOS

fama A Grande Conquista 2 Há 11 Horas

Ex-Polegar pega faca durante discussão e é expulso de reality

politica Arthur Lira Há 13 Horas

Felipe Neto é autuado por injúria em inquérito aberto a pedido de Arthur Lira

mundo Posição de Lótus Há 13 Horas

O misterioso caso da múmia escondida em estátua de Buda

fama GISELE-BÜNDCHEN Há 14 Horas

Gisele Bündchen recebe apoio de prefeito após chorar durante abordagem policial nos EUA

lifestyle Signos Há 14 Horas

Quatro signos que nasceram para serem famosos

fama Iraque Há 11 Horas

Influencer iraquiana é morta a tiros em Bagdá

brasil Santa Catarina Há 14 Horas

Homem morre após ser atacado por quatro pitbulls em quintal de casa em SC

fama SAMARA-FELIPPO Há 9 Horas

Filha de Samara Felippo é alvo de racismo em escola, diz site

economia REINHART-KOSELLECK Há 12 Horas

Quem é o historiador lido por Haddad após bronca de Lula

brasil MORTE-SP Há 8 Horas

Morte de jovem após deixar sauna gay causa pânico; relembre histórico