Porta-voz compara Dylan a Homero e destaca Blonde on Blonde

Compositor foi o vencedor do Nobel de Literatura em 2016

© TT News Agency/Jonas Ekstromer/via REUTERS

Mundo NOBEL 13/10/16 POR Notícias Ao Minuto

A Academia Sueca anunciou nesta quinta-feira (13) que o escritor e músico norte-americano Bob Dylan, 75 anos, é o ganhador do Prêmio Nobel de Literatura de 2016. Segundo o comitê, ele "criou novas expressões poéticas no âmbito da grande tradição musical norte-americana".   

PUB

O prêmio deveria ter sido anunciado na última quinta-feira (6), mas foi adiado sem muitas explicações. Conforme fontes ligadas à entidade comentaram, não havia consenso entre os 18 jurados sobre a escolha.   

Nascido Robert Allen Zimmerman, Dylan é natural Duluth, Minnesota, e é considerado um dos maiores músicos do século passado. Sua carreira musical ganhou destaque quando se mudou para Nova York, na década de 1960, tornando-se mundialmente famoso.   

Vencedor de 10 prêmios Grammy, o "Oscar" da música, o artista já passou por diversos ritmos musicais - do pop ao rock. Entre suas principais canções, estão "Blowin' in the Wind", "The Man in Me" e "Knockin' on Heaven's Door". Já na literatura, Dylan escreveu seu primeiro livro em 1966, "Tarântula", que só foi publicado em 1971, e em 2004, lançou "Chronicles: Volume One". (ANSA)

A porta-voz da Academia Sueca, ara Danius, afirmou que Dylan "é um grande poeta dentro da tradição da língua inglesa. Um autor original que carrega com ele a tradição e está há mais de 50 anos inovando e se renovando”, disse após o anúncio. Ela ainda comparou Dylan aos grandes da Antiguidade: “Homero e Safo escreveram poesias que eram para ser lidas em voz altas, a mesma coisa com Bob Dylan". A porta-voz ainda deucomo exemplo o disco de 1966 Blonde on Blonde, de faixas como Visions of Johanna, Just Like a Woman, Rainy Day Woman e I Want You.

2016

O anúncio desta quinta-feira coloca fim à série de prêmios Nobel entregues em 2016. O presidente da Colômbia, Juan Manuel Santos, recebeu o Nobel da Paz pelo acordo de paz alcançado com as Forças Armadas Revolucionárias da Colômbia (Farc) - que pôs fim a 52 anos de conflito armado.   

Já Oliver Hart e Bengt Holmström receberam a premiação de Economia por suas contribuições à chamada "teoria de contratos", enquanto o de Medicina foi entregue ao japonês Yoshinori Ohsumi por seus estudos sobre a "autofagia celular".   

O trio de cientistas David Thouless, Duncan Haldan e Michael Kosterlitz recebeu o Nobel de Física pela descoberta da "face" exótica da matéria. O prêmio de Química foi entregue a Jean-Pierre Sauvage, Fraser Stoddart e Bernard Feringa pelo desenvolvimento de "máquinas moleculares". 

PARTILHE ESTA NOTÍCIA

RECOMENDADOS

fama Jojo Todynho Há 21 Horas

Jojo Todynho veste roupa que usava antes de perder 50kg. "Saco de batata"

mundo EUA Há 33 mins

Criança morre após ser forçada a correr em esteira pelo pai

brasil Herança Há 23 Horas

Viúvo de Walewska cobra aluguel para que sogros morem em imóvel da filha

brasil Rio Grande do Sul Há 23 Horas

Governador do RS alerta para "maior desastre da história" do estado

fama Brian McCardie Há 22 Horas

Morre Brian McCardie, ator da série Outlander, aos 59 anos

fama Bastidores da TV Há 14 Horas

Bianca Rinaldi relata agressões de Marlene Mattos: "Humilhação"

brasil MORTE-SC Há 22 Horas

Adolescente de 14 anos morre após ser picado por cobra venenosa em SC

mundo Londres Há 21 Horas

Responsável por ataque com espada em Londres tem cidadania brasileira

fama Isabel Veloso Há 23 Horas

Marido de influencer com câncer terminal: 'Finjo que não vai acontecer'

esporte Arábia Saudita Há 22 Horas

Sem folga: Al Hilal treina após garantir vaga na final; veja as imagens