Ex-senador Gim Argello é condenado a 19 anos de prisão

Ele responderá pelos crimes de corrupção passiva e lavagem de dinheiro, em uma das maiores sentenças da operação Lava Jato, até agora

© Agência Brasil

Política Lava Jato 13/10/16 POR Notícias Ao Minuto

O ex-senador Gim Argello foi condenado a 19 anos de prisão, nesta quinta-feira (13), pelos crimes de corrupção passiva e lavagem de dinheiro. Ele também foi absolvido da denúncia de pertinência à organização criminosa. É uma das maiores sentenças da operação Lava Jato até agora.

PUB

A sentença foi proferida nesta quinta-feira, pelo juiz Sérgio Moro. Gim Argello é acusado de receber mais de R$ 5 milhões em propina da UTC e da OAS para não convocar empreiteiros para prestarem depoimento na CPI mista da Petrobras em 2014. O ex-senador está preso em Curitiba há seis meses e começa a cumprir a pena de 19 anos em regime fechado.

De acordo com matéria da CBN de Curitiba, no despacho, Sérgio Moro afirmou que durante o ano de 2014, quando os crimes teriam sido praticados pelo ex-senador, crescia a preocupação da sociedade com as revelações do esquema de propina da Petrobras, o que levou à criação da CPI mista. E Gim Argello, de acordo com o juiz, ao invés de cumprir com seu dever, aproveitou o poder e a oportunidade para enriquecer de maneira ilícita. No entendimento de Moro, a prática de crimes por parlamentares é algo reprovável.

Logo após a prisão do ex-senador, em abril, surgiram informações de uma possível delação premiada. A defesa até admitiu o interesse, mas o MPF não confirma se o acordo foi firmado. No despacho, Moro também não dá indicativos de que haveria uma negociação em andamento.

Ainda de acordo com a CBN, também foram condenados na mesma ação penal o ex-presidente da OAS, Léo Pinheiro, punido com oito anos e dois meses de prisão, além de dois colaboradores da Lava Jato, que terão as penas cumpridas em regimes diferenciados: o dono da UTC, Ricardo Pessoa, condenado a dez anos de prisão, e o ex-diretor da empreiteira, Walmir Santana, punido com nove anos. O filho de Gim Argello e outros quatro réus foram absolvidos por falta de provas.

Leia também: Ao TSE, delator cita doação a Aécio via empresário

PARTILHE ESTA NOTÍCIA

RECOMENDADOS

mundo Óbito Há 14 Horas

Morre o Presidente do Irã Ebrahim Raisi em tragédia de avião

fama Saúde Há 13 Horas

Tony Ramos é submetido a nova cirurgia após novos hematomas no crânio

tech Espaço Há 13 Horas

Saiba o que a cor diz sobre o meteoro que iluminou os céus de Portugal

fama Fake News Há 13 Horas

Instagram sinaliza como 'fake news' postagem de Regina Duarte sobre o RS

politica Justiça Há 13 Horas

STF: entenda por que ministros indicados por Bolsonaro votaram contra seu salvo-conduto

fama Guilherme Leon Há 11 Horas

Cantor sertanejo morre um dia depois de assinar contrato com gravadora

esporte Morte Há 14 Horas

Zagueiro de 19 anos morre vítima de infarto antes de jogo no Pará

fama Televisão Há 14 Horas

Fátima Bernardes aceita dançar com Antonio Banderas na final da Dança dos Famosos

mundo Irão Há 4 Horas

Entre o luto, há quem celebre a morte do presidente iraniano. Porquê?

mundo Chile Há 5 Horas

Mulher acaba seminua ao saltar portão de casa para furtar no Chile