Temer cita responsabilidades fiscal e social para superar crise

Ele citou ainda a necessidade de "serviços públicos mais eficientes" e de "revalorização de nossa proteção social"

© REUTERS/Danish Siddiqui

Economia brics 16/10/16 POR Folhapress

Em discurso para os líderes dos Brics (Brasil, Rússia, índia, China e África do Sul) em Goa, na Índia, o presidente Michel Temer disse neste domingo (16) que a superação da crise econômica brasileira "será a combinação da responsabilidade fiscal com a responsabilidade social", num recado também ao público brasileiro.

PUB

"Responsabilidade fiscal é, para nós, um dever maior e tarefa urgente. Sem ela, põem-se em risco os avanços sociais do Brasil", afirmou. "Mas temos consciência de que a responsabilidade fiscal, por si só, não basta. Dela, é indissociável a responsabilidade social, como duas faces da mesma moeda."

No entanto, Temer, que tem sido contestado por muitos setores pela proposta de emenda à constituição (PEC) que limita o aumento dos gastos do governo por 20 anos, disse que responsabilidade social significa, antes de mais nada, a geração de empregos -que depende de um ajuste. "Só teremos emprego com crescimento, e só teremos crescimento com o equilíbrio das contas públicas", afirmou.

Ele citou ainda a necessidade de "serviços públicos mais eficientes" e de "revalorização de nossa proteção social". "É o que temos feito com saúde, educação e com programas de transferência de renda."

'COLHER OS FRUTOS'

A dezenas de empresários dos países dos Brics que também participaram da cúpula, Temer tentou passar uma imagem de que o Brasil já iniciou sua recuperação e oferece agora "estabilidade política, com segurança jurídica e com grande mercado consumidor".

"Já começamos a colher os frutos. O Brasil começa a entrar nos trilhos. As previsões para a economia brasileira em 2017 já melhoraram", disse o presidente. "A inflação, sabem todos, dá sinais de desaceleração. Os índices de confiança da indústria e do consumidor registram seguidas altas."

Temer declarou que seu governo está "empenhado em promover reformas que trarão de volta o crescimento e o emprego" e em "melhorar o ambiente de negócios".

O presidente citou o Programa de Parcerias de Investimentos (PPI), lançado em setembro, que segundo ele foi fundado por seu governo em "regras estáveis" e afirmou ainda que as agências reguladoras "voltarão a ter papel efetivo de supervisão".

Aos líderes dos Brics, Temer afirmou que será enviada "em breve" ao Congresso a reforma da previdência, que tornaria o sistema "sustentável e mais justo".

"Queremos uma seguridade social que elimine privilégios e possa servir a todos, no médio e no longo prazo. Queremos preservar a saúde fiscal do Estado", disse, sem explicar quais seriam esses privilégios. Com informações da Folhapress.

Leia também: Serra diz que juros vão cair nos próximos meses

PARTILHE ESTA NOTÍCIA

RECOMENDADOS

fama Vídeo Há 10 Horas

Influenciadora digital agride mulher na rua em MG; veja vídeo

mundo Coreia do Norte Há 12 Horas

Coreia do Norte confirma míssil e promete reforçar "força nuclear"

fama Sean Diddy Combs Há 12 Horas

Imagens de videovigilância mostram rapper agredindo a ex-namorada

justica São Paulo Há 12 Horas

Professora e os dois filhos são mortos em SP; PM é suspeito

brasil Vídeo Há 11 Horas

Menino de 6 anos é salvo de apartamento em chamas no Rio Grande do Sul; veja vídeo

brasil CHUVA-RS Há 8 Horas

Submersa há 15 dias, cidade mais afetada do RS reabre casas a conta gotas

lifestyle Signos Há 13 Horas

Os cinco signos mais estranhos do zodíaco. Conhece alguém da lista?

mundo EUA Há 13 Horas

Motorista de 23 anos morre após ser atingida na cabeça por pedra nos EUA

brasil sul do brasil Há 11 Horas

Nova frente fria avança no Sul, e Inmet coloca parte do RS, Santa Catarina e Paraná em alerta

justica Pridão Há 11 Horas

Casal de influencers é preso por suspeita de movimentar R$ 20 milhões ilegalmente em jogo