'Space brain': O fenômeno que pode fazer missões a Marte fracassarem

Astronautas se expõem a um inimigo que pode causar danos irreparáveis ao cérebro

© Reprodução / Youtube / SpaceX

Tech entenda 17/10/16 POR Notícias Ao Minuto

Este fenômeno pode trazer efeitos como alterações cognitivas e demência. Possíveis danos causados pelos GCR ao corpo já eram conhecidos, mas acreditava-se que eram de curto prazo.

PUB

No entanto, em experimentos em ratos, Charles Limoli e sua equipe descobriram que níveis de inflamação no cérebro continuavam significativos e danosos aos neurônios mesmo após seis meses, afetando comportamento, memória e aprendizagem."

São más notícias para astronautas que embarcarem em uma viagem de ida e volta a Marte de dois ou três anos", afirmou Limoli, professor de radiação e oncologia da Escola de Medicina da Universidade da Califórnia em Irvine.

Para o especialista, entre outros possíveis problemas decorrentes do fenômeno do "space brain" estão a diminuição do rendimento, ansiedade, depressão e alterações na hora de tomar decisões. Os investigadores ainda descobriram que a radiação afeta a "extinção do medo", processo pelo qual o cérebro reprime experiências desagradáveis e estressantes do passado (por exemplo, quando alguém sofre uma queda de cavalo e volta a montar)."

O déficit na extinção do medo pode torná-los (astronautas) propensos à ansiedade", assinalou Limoli. O que acontece é que raios cósmicos descarregam muita energia ao se chocar com o corpo humano. Na Estação Espacial Internacional, astronautas estão protegidos por se encontram na magnetosfera da Terra, que atua como escudo contra radiação. O mesmo, porém, não aconteceria em uma aventura rumo ao planeta vermelho.

Especialistas sugerem o desenvolvimento de tratamentos preventivos para proteção do cérebro, uma vez que construir naves espaciais com uma dupla capa protetora pode não ser útil, já que nada resiste a esses raios.Caso os pesquisadores estiverem certos, é possível, portanto, que um astronauta que voltar de Marte tenha dificuldades para recordar sua memorável experiência.

PARTILHE ESTA NOTÍCIA

RECOMENDADOS

fama Luto Há 21 Horas

Morre Anderson Leonardo, vocalista do Molejo, vítima de câncer

esporte Brasil agora mesmo

Estátua de Daniel Alves em Juazeiro vai ser retirada; entenda

mundo Antártida agora mesmo

Vulcão ativo na Antártida expele pequenos cristais de ouro

fama Redes Sociais agora mesmo

Livian Aragão, filha de Didi, sugere plágio e leva invertida na web

tech ESA Há 4 Horas

Sonda da Agência Europeia detecta 'aranhas' em Marte

fama Luto Há 7 Horas

Morre aos 95 anos o ator e comediante José Santa Cruz

mundo Titanic Há 7 Horas

Relógio de ouro do homem mais rico no Titanic vai ser leiloado

tech Ataque Há 4 Horas

Hackers vazam imagens de pacientes de cirurgia nus e prontuários de clínica de saúde sexual

fama Casais famosos Há 17 Horas

Romances estranhos dos famosos (e que ninguém parece lembrar!)

mundo Argentina Há 6 Horas

Bebê morre após ser abandonado pela mãe em stand de carros na Argentina