'Se formos parar a cada denúncia, fica difícil', diz Temer

'O envolvimento dos nomes se deu, convenhamos, por enquanto, por uma simples afirmação. Se um dia se consolidarem, o governo verá o que fazer', completou o presidente

© Beto Barata / PR

Política Japão 18/10/16 POR Folhapress

"Se a cada momento que alguém mencionar o nome de alguém isso passar a dificultar o governo, fica difícil", afirmou o presidente Michel Temer ao dizer que o envolvimento de nomes de auxiliares em suspeita de corrupção não deve prejudicar a tramitação das reformas do governo no Legislativo.

PUB

Segundo a revista "Veja", Claudio Melo Filho, ex-vice-presidente de Relações Institucionais da Odebrecht, citou em negociação para delação que os ministros Moreira Franco (Secretaria do Programa de Privatização de Infraestrutura), Geddel Vieira Lima (Secretaria de Governo) e o senador Romero Jucá (PMDB-RR) teriam recebido propina.

"O envolvimento dos nomes se deu, convenhamos, por enquanto, por uma simples afirmação. Se um dia se consolidarem, o governo verá o que fazer", afirmou Temer, em entrevista no final da noite desta terça (18) -horário do Japão.

Pela manhã, Moreira Franco já tinha reafirmado o conteúdo de nota divulgada por sua assessoria, que descreve a suspeita como "mentira afrontosa".

Temer voltou a repetir na entrevista os termos que têm marcado seus pronunciamentos: reconstrução do país, diálogo com o Congresso, controle das contas públicas e crescimento econômico.

O presidente disse que manterá com o Congresso um diálogo que classificou como "frutífero, porque já conseguimos aprovar muita coisa ao longo desses meses, inclusive uma mais complicada como a PEC do Teto. Pelo diálogo há uma grande interação do Executivo com o Legislativo".

Os mesmos motes haviam sido usados no discurso a empresários e investidores japoneses feito de manhã pelo ministro Moreira Franco.

Temer declarou ainda que o controle das contas públicas é prioridade, mas que, ainda assim, o controle da dívida pública levará "dois ou três anos".

DESCANSO

Depois de chegar de madrugada a Tóquio vindos da Índia (onde Temer participou de encontro dos Brics), o presidente e a primeira-dama, Marcela, ficaram no hotel, descansando.

O presidente será recebido pelo imperador Akihito na manhã desta quarta (19). Marcela não poderá estar presente, já que sua contraparte, a imperatriz Michiko, estará fora.

Ainda na manhã de quarta, Temer participa de encontro com empresários e investidores japoneses.

À tarde ele se reúne com o primeiro-ministro japonês. O casal deve ser recebido em jantar à noite, e volta ao Brasil na quinta.

Esta é a primeira visita de um líder brasileiro ao Japão desde 2006.

Além de tentar abrir o mercado japonês para produtos agropecuários brasileiros e atrair investimentos para o programa de concessões, o presidente tem a missão de azeitar as relações diplomáticas com o Japão, desgastadas por sucessivos atrasos e cancelamentos da ex-presidente Dilma Rousseff. Com informações da Folhapress.

PARTILHE ESTA NOTÍCIA

RECOMENDADOS

fama A Grande Conquista 2 Há 20 Horas

Ex-Polegar pega faca durante discussão e é expulso de reality

politica Arthur Lira Há 21 Horas

Felipe Neto é autuado por injúria em inquérito aberto a pedido de Arthur Lira

mundo Posição de Lótus Há 22 Horas

O misterioso caso da múmia escondida em estátua de Buda

lifestyle Signos Há 23 Horas

Quatro signos que nasceram para serem famosos

fama GISELE-BÜNDCHEN Há 22 Horas

Gisele Bündchen recebe apoio de prefeito após chorar durante abordagem policial nos EUA

brasil Santa Catarina Há 22 Horas

Homem morre após ser atacado por quatro pitbulls em quintal de casa em SC

fama SAMARA-FELIPPO Há 17 Horas

Filha de Samara Felippo é alvo de racismo em escola, diz site

fama Iraque Há 20 Horas

Influencer iraquiana é morta a tiros em Bagdá

brasil MORTE-SP Há 16 Horas

Morte de jovem após deixar sauna gay causa pânico; relembre histórico

economia REINHART-KOSELLECK Há 20 Horas

Quem é o historiador lido por Haddad após bronca de Lula